spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Movimento Passe Livre ocupa o SETUF e promete ”catracaço’’ para as 17h

GeralMovimento Passe Livre ocupa o SETUF e promete ''catracaço’’ para as 17h
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Movimento Passe Livre e a Frente de Luta pelo Transporte Público ocuparam, por volta das 12h desta quinta-feira, 4, a sede do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (SETUF), no Terminal Integrado do Centro de Florianópolis (TICEN). O grupo promete promover um grande ato no local a partir das 16h e, às 17h, liberar as catracas para os usuários de ônibus, no movimento conhecido como “catracaço”. Os serviços não estão sendo prestados no local.

Em nota, a Frente de Luta pelo Transporte alega que a atitude foi tomada em nome da luta pela Tarifa Zero. O grupo reclama do descaso da Prefeitura em relação às manifestações de rua que vêm ocorrendo há mais de duas semanas.

Confira trecho do comunicado, divulgado na fan page da Frente:

“Ocupamos o SETUF porque nos negamos a continuar reféns destas empresas que exploram um serviço que deveria ser público e atender aos interesses da população, ao invés desta meia dúzia de empresários que lucram sobre nossos deslocamentos diários. Não precisamos nem queremos mais que um sindicato patronal esteja no centro da gestão do transporte público da cidade. Os rumos do transporte coletivo da cidade devem ser decididos pela população que o utiliza, e que exige um serviço de qualidade, acessível a todos e todas, sem catracas que limitam nosso direito à cidade.

“Nossas reivindicações são claras e concretas: redução imediata da tarifa (a exemplo de mais de 50 cidades brasileiras, incluindo 14 capitais) e criação de um grupo de trabalho deliberativo, com participação popular, visando o barateamento sistemático da tarifa até a Tarifa Zero.

“Que os setores mais ricos da sociedade, maiores beneficiados pelo funcionamento do sistema e pelo fluxo de pessoas na cidade, paguem os custos do sistema de transporte, financiando, através de impostos progressivos, a Tarifa Zero.

“Lutamos pela abertura da ‘caixa-preta’ dos transportes, pois não é possível que alguém, em sã consciência, acredite que estas empresas operem há vários anos com um prejuízo mensal da ordem de 2 milhões de reais. Pelo fim da privatização (concessão) do transporte, e por um transporte verdadeiramente público, gratuito e de qualidade, sem exclusão social”.

UPDATE (14h47)

A assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou um comunicado oficial no começo da tarde. Confira:

“A Prefeitura de Florianópolis lamenta a atitude dos integrantes da Frente de Luta pelo Transporte, que desde as 12h ocupam a sede do Setuf, no Terminal de Integração do Centro, impedindo usuários do transporte público de efetuarem a compra antecipada da passagem de ônibus.

“A aposentada, Valdete Silveira, conta que veio do bairro Kobrasol, em São José, apenas para fazer a compra: ‘Acredito que protestar é um direito que o cidadão tem, no entanto não se pode fechar um local público, é necessário ter mais consciência. Vou ter que ir para casa sem fazer a recarga’.

“Sirleide Souza também ficou surpresa com a atitude. ‘Por conta deste ato terei que pagar mais caro’, ressaltou. Atualmente quem compra crédito antecipadamente, cerca de 80% da população, paga R$2,70 e no momento do embarque R$ 2,90.”