Criança Descobrindo Talento. Assim é chamada a I Mostra de Educação e Cultura promovida pela Sociedade Alfa Gente em seus dois Centros de Educação Infantil e na Casa da Criança e do Adolescente, que acontecerá este mês. A mostra vai reunir os trabalhos realizados pelas crianças e adolescentes durante o primeiro semestre do ano, desde artes plásticas, artesanatos, até exposição de fotos de passeios e eventos.
A Mostra da Casa da Criança e do Adolescente está marcada para a próxima sexta-feira, dia 16; nos CEIs Morro da Caixa e Vila Aparecida o evento acontecerá nos dias 22 e 23. O objetivo do evento é integrar, ainda mais, os pais e familiares, que conhecerão de perto os trabalhos realizados pelas crianças.
A Casa da Criança e Adolescente recebe 110 crianças entre seis e 12 anos (55 pela manhã e 55 à tarde), no contra-turno escolar. O Centro de Educação Infantil do Morro da Caixa atende 86 crianças de zero e cinco anos, em período integral, e o CEI Vila Aparecida é freqüentado por 100 crianças na mesma faixa etária, também durante todo o dia.
O objetivo principal da Sociedade Alfa Gente é garantir um espaço para a criança, onde ela possa ter tranquilidade, segurança, alimentação, higiene, cuidados de saúde e educação de qualidade. Além de oferecer tranquilidade aos pais, que podem trabalhar ou estudar sem se preocupar com seus filhos.
O trabalho realizado com os Centros de Educação Infantil só tornou-se possível graças aos convênios com órgãos públicos, às parcerias com empresas e à participação permanente de doadores particulares, além dos trabalhos de voluntários.
A intenção da diretoria da SAG e dos coordenadores dos Centros de Educação é fazer com que a Mostra de Educação e Cultura entre para o calendário oficial da entidade. Já está prevista a realização da mostra para o segundo semestre deste ano.
Sobre a Alfa Gente
A Sociedade Alfa Gente, fundada em 28 de abril de 1978, é uma entidade filantrópica que atua em bairros de risco social de Florianópolis. Criada a partir da reflexão de um grupo de educadores procurava um novo rumo para a educação às crianças de periferia. Iniciou suas atividades com crianças de 0 a 6 anos com a finalidade de as famílias para o trabalho proporcionando assim um espaço educacional seguro e de qualidade.Além dos atendimentos prestados às crianças, buscava-se, também, amenizar carências quanto a saúde pública e saneamento básico.
Em 31 anos de existência, a Sociedade Alfa Gente desenvolveu trabalhos em Florianópolis nas comunidades da Covanca hoje denominada bairro: Caieira do Saco dos Limões; Morro do Mocotó; e no Morro do Flamengo bairro Monte Cristo.
Atualmente, concentra suas atividades – através de um Centro de Educação Infantil que atende crianças de 0 a 6 anos em período integral – na comunidade Vila Aparecida no bairro Coqueiros. A mesma linha de atuação foi integrada ao no Morro da Caixa, desde 1989. Já em 1996, deu-se inicio a Casa da Criança e do adolescente como extensão do atendimento a jovens entre 7 e 12 anos. Destaca-se que na medida em que as comunidades possam assumir os projetos de transformação social realizados pela Sociedade Alfa Gente, a instituição se retira dando autonomia e transferindo a gestão para a comunidade.
Mais informações
Valdemiro Reitz, Coordenador da Casa da Criança e do Adolescente – (48) 32481246;
Clarita Chaves, Coordenadora do Centro de Educação Infantil Morro da Caixa (Ivo Silveira) – (48) 32483546;
Maria Lúcia Bittencort Neiva de Lima, Coordenadora do Centro de Educação Infantil Vila Aparecida (Coqueiros) – (48) 32408601