Sala de cinema será adaptada para esse público, com som moderado, luzes acolhedoras e com recursos de acessibilidade, no dia 11 de setembro
A 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 vai proporcionar uma iniciativa inclusiva na Mostra Infantojuvenil, com uma sessão especialmente dedicada a pessoas Neurodivergentes e PcDs. A sala de cinema será adaptada para proporcionar um ambiente acolhedor, confortável e acessível, pensado para atender às diversas necessidades desse público. A exibição da mostra é gratuita, a entrada é por ordem de chegada, e acontecerá no dia 11 de setembro, às 14h30, no Cine Show Beiramar Shopping.
Além das medidas de acessibilidade (Libras e LSE) a sessão também conta com a parceria da CRESCER – Intervenção Comportamental, uma clínica multidisciplinar especializada em desenvolvimento de crianças com diagnóstico de autismo, transtornos motores e atrasos no neurodesenvolvimento. Teremos na sala de cinema o acompanhamento de profissionais da clínica, um cronograma visual que será projetado em tela no início da sessão para auxiliar na concentração do público, a disponibilização de pranchetas de comunicação sobre o cinema, os filmes, e a sessão, para serem compartilhadas com os espectadores que necessitarem. E também a equipe do FAM envolvida na sessão irá receber um treinamento de acessibilidade atitudinal para melhor acolher esses espectadores.
Pessoas Neurodivergentes são os indivíduos com funcionamento neurológico e desenvolvimento cognitivo diferente dos considerados normais pela sociedade, como pessoas com autismo e TDAH, por exemplo. E para esse público, as salas de cinema com muitos estímulos sensoriais, escuridão, som alto e grande fluxo de pessoas podem gerar incômodos. Por isso, o objetivo da sessão da Mostra Infantojuvenil para Neurodivergentes na programação do FAM 2024 é garantir que todos possam desfrutar da magia do cinema de forma confortável e segura.
“O grande slogan do FAM é ‘somos todos fãs de cinema’, e a gente quer conseguir atingir esse ‘todos’, e poder conseguir dar possibilidade para que todos os públicos e fãs de cinema sejam contemplados dentro do nosso Festival”, declarou a produtora da Mostra, Marina Simioli.
As adaptações da sessão de cinema vão desde a ambientação da sala, com som e luminosidade reduzidos, até a flexibilização das regras de comportamento, permitindo que as crianças e adolescentes expressem suas emoções livremente, quebrando o protocolo das salas tradicionais. Além disso, a sessão terá alguns recursos de acessibilidade exibidos em tela: Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Libras.
O público que comparecer ao cinema para esta sessão poderá assistir a três curtas-metragens: Juzé (CE), de Raquel Garcia, Pororoca (MG), de Fernanda Roque e Francisco Franco, e Maréu (RJ), de Nicole Schlegel.
Serviço:
Mostra Infantojuvenil para Neurodivergentes
Quarta-feira (11)
Hora: 14h30
Local: Cine Show Beiramar Shopping, em Florianópolis
Livre
A Mostra Infantojuvenil terá outras seis sessões de cinema durante o FAM 2024, sendo duas no sábado (07) e domingo (08), abertas ao público em geral, e quatro na segunda-feira (09) e terça-feira (10), de manhã e à tarde, para escolas agendadas.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundac?a?o Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.