spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Mostra alavanca a divulgação de produtos catarinense

EventosMostra alavanca a divulgação de produtos catarinense
spot_img
spot_img

Compartilhe

Mais de 14 mil produtos foram comercializados, o que gerou um retorno direto para os produtores superior a R$ 204 mil reais

Encerrou no último final de semana a 2ª Mostra Aroma, Sabor & ArteCatarina realizada pelo Sebrae/SC no vão central do Beiramar Shopping. O evento reuniu mais de 800 artesãos e produtores rurais de Santa Catarina expuseram e comercializaram seus produtos.

Durante os trinta dias da Mostra mais de 650 mil pessoas passaram pelo local, dos 857.382 mil pessoas que estiveram no shopping, entre elas uma grande parcela de turistas argentinos, que aproveitaram os preços atrativos e produtos diferenciados.

“No volume de vendas superamos a primeira edição do evento em 40%, neste ano na Mostra foram comercializados 14 mil produtos, o que gerou diretamente para produtores e artesãos mais de R$ 204 mil reais de retorno e alavancou e desenvolveu a produção desses produtos no Estado e também no país”, afirma Carlos Guilherme Zigelli, Superintendente do Sebrae-SC, que conclui dizendo que o projeto é vencedor.

Segundo, Ricardo Brito, Gerente de Projetos Regionais e Setoriais do SEBRAE/SC, a mostra além de gerar um bom retorno para os produtores e artesãos envolvidos, serviu de vitrine para novos negócios. É imensurável o retorno dos produtores e artesãos de poder contar com o apoio institucional do Sebrae, da visibilidade que um shopping pode proporcionar – ainda mais no coração da cidade, e numa época como está em que aconteceu a Mostra, de grande aglomeração de turistas na cidade. É realmente uma ferramenta e uma prova de capacitação que todos passaram.

Alguns exemplos: Uma grande associação produtora de geléias e licores da região de Itajaí, a Muza, realizou negócios importantes impulsionados pela visibilidade proporcionada pela Mostra, como contrato para representação em áreas que ainda não tinham alcance.

“Muitos consumidores que visitaram a primeira edição do evento realizada em 2008, este ano voltam em busca de produtos específicos, o que comprova a qualidade dos mesmos”, completa Brito.

Outra empresa, desta vez da Grande Florianópolis, realizou um grande passo para sua sustentação no mercado. A Ad Oceanum, que na Mostra trouxe um produto inédito, pratos prontos à base de mariscos e ostras congelados e prontos para consumo, que ainda não estavam disponíveis nas grandes redes supermercadistas, agora poderão chegar mais facilmente aos consumidores finais. Três grandes supermercados já acertaram para a comercialização do produto.

Na área do artesanato, a associação Mulheres do Frei, devido à visibilidade propiciada desde a primeira edição do evento está conseguindo profissionalizar seus produtos, já vem desenvolvendo peças exclusivas para grandes marcas, como a Imaginarium, e pretende com a Mostra alavancar ainda mais o seu produto. Com toda essa projeção a associação está apresentando ao público produtos com menor preço e maior qualidade, uma vez que já é autosustentável.

Na 2ª Mostra Aroma, Sabor & ArteCatarina os visitantes puderam encontram trabalhos feitos em renda, cerâmica, fibra, tapeçaria, velas, madeiras, couro, tecelagem, sucata ecológica, bordados, crochê, tricô, fuxico, patchwork, biscuit, mosaico, papel mashê, vime, palha de milho, fibra de bananeira, palha de trigo, bambu, conchas, escamas, entre outros, bem como a comercialização de produtos oriundos dos Arranjos Produtivos Locais – APLs, como a cachaça, os vinhos Goeth e de Altitude, espumantes, licores, mel, geléias, produtos produzidos com banana e maçã e demais artigos das mais diversas regiões do Estado

Novas edições

Devido ao sucesso alcançado com as duas primeiras edições da Mostra Aroma, Sabor & ArteCatarina a intenção do Sebrae é firmar o evento dentro do calendário de Florianópolis, tendo em vista seus objetivos, que são promover a inserção no mercado dos produtos da nossa terra e propiciar o desenvolvimento de setores econômicos que ainda estão na informalidade.

“Nosso objetivo maior a partir de todo esse sucesso alcançado é firmar uma parceria que consolide o evento, garantindo sua sustentabilidade e possibilitando um crescimento cada vez maior para a marca ArteCatarina. Esperamos poder anunciar essa parceria ainda no primeiro trimestre deste ano”, finalizou Ricardo Brito.