spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 março 2025
spot_imgspot_img

Moradores de rua são o foco do novo secretário de Assistência Social de Florianópolis

PolíticaMoradores de rua são o foco do novo secretário de Assistência Social...
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

 O superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, assumiu nesta quinta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com as informações da Secretaria de Comunicação do Executivo Munical a prioridade do novo secretário será a abordagem de moradores de rua. 

 Sua primeira ação no novo cargo – que está acumulando com a direção do IGEOF – será montar bases físicas de abordagem, em Canasvieiras e no centro da cidade. Serão erguidas barracas para alojar equipes multidisciplinares que vão acompanhar continuamente a população em situação de rua, oferecendo opções de encaminhamento.

“Será uma abordagem ostensiva”, disse o novo secretário. “A equipe de abordagem não vai passar, oferecer colocação e ir embora. A equipe vai ficar lá, na base, acompanhando seguidamente os moradores e oferecendo continuamente o encaminhamento”, completou.

400 moradores de rua em Florianópolis

Formado em História pela UFSC, Everson Mendes calcula que mais de 400 moradores de rua espalham-se hoje pela Capital. Sua intenção é firmar parceria com entidades assistenciais para oferecer tratamento aos dependentes químicos que desejarem internação. Também devem ser oferecidas condições aos moradores que desejarem voltar à cidade de origem ou pretenderem reintegrar-se às suas famílias. “Temos estrutura ociosa para alojar boa parte dessa população”, informou.

Além dos moradores de rua, as prioridades do novo secretário de Assistência Social são a valorização da Terceira Idade, o aumento do Cadastro Único e o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.”