fique por dentro de floripa

- Geral - Monte Serrat se despede do Seu Teco, um dos fundadores do Centro Cultural Escrava Anastácia

03.08.2020

Monte Serrat se despede do Seu Teco, um dos fundadores do Centro Cultural Escrava Anastácia

03.08.2020
Monte Serrat se despede do Seu Teco, um dos fundadores do Centro Cultural Escrava Anastácia
Foto: Divulgação

Maciço do Morro da Cruz amanheceu triste nesta segunda-feira (3) com a partida de João Ferreira de Souza, o Seu Teco, um dos fundadores do Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA) e baluarte da escola de samba Embaixada Copa Lord. Ele morreu em decorrência de problemas cardíacos, aos 85 anos. O velório será no Cemitério do Itacorubi a partir das 14h. O enterro será na mesma tarde.


Militante pelas liberdades fundamentais, Seu Teco lutou pela educação para os jovens, principalmente jovens negros, e pelos direitos essenciais a todo cidadão na comunidade onde morava, o morro da Caixa d’Água, hoje conhecido como Monte Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, região central de Florianópolis.

— Se hoje a comunidade tem ônibus, calçamento e esgoto, foi graças à participação dele — diz Ana Lúcia de Brito, vice-presidente do CCEA.

Ao lado de Darcy Vitória de Brito, fundou nos anos 90 o Centro Cultural Escrava Anastácia, instituição que desenvolve um trabalho voltado para a educação, fortalecimento de vínculos, inserção social e laboral, assistência social, cultural e esportiva e acolhimento institucional, principalmente de jovens de bairros empobrecidos da Grande Florianópolis.

— Ele sempre dizia que a vida só melhoraria se os jovens melhorassem e que com estudo um jovem poderia conseguir qualquer coisa. Ele, que estudou até a segunda série, tinha muito orgulho da neta que se formou e hoje é mestre em educação. Também dizia que todo jovem tinha que saber ter liderança para poder conquistar tudo para a sua comunidade e também para o mundo — relembra Ana Lucia.

O legado de Seu Teco hoje fica evidente na atuação e importância do CCEA para crianças e adolescentes de toda a Grande Florianópolis: além de projetos como o Rito de Passagem, Procurando Caminho e Jovem Aprendiz, desenvolvidos no contraturno escolar na sede da instituição (bairro Balneário, região continental da Capital), mantém ainda a Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito para menores.

Até o final da vida foi atuante da diretoria do CCEA e costumava dizer que a instituição fazia um importante trabalho de formiguinha com os jovens.

Seu Teco era também um apaixonado pelo Carnaval e integrava a Velha Guarda da Copa Lord. Nas redes sociais, a escola de samba e organizações como o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de SC manifestaram pesar pelo falecimento de um ilustre militante das causas sociais.

“Seu Teco dedicou sua vida às questões dos Direitos Sociais, com vistas à conquista da cidadania, dos moradores do Maciço e das Populações Negras ali residentes. Ele se revelou como um dos mais destacados Delegados do Orçamento Participativo da Capital. Também auxiliou, com outras lideranças locais sob a Coordenação do Padre Vilson Groh, um intenso Programa de Atenção à Juventude.” (...) Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes /SC

“O samba catarinense amanhece triste nesta segunda feira. Faleceu nesta manhã o Seu Teco, um dos baluartes da nossa escola, devido a problemas do coração. A SRCS Embaixada Copa Lord, vem desejar que Deus conforte o coração de toda a sua família. Estes são os pêsames de toda Diretoria e nação copalordense!” Embaixada Copa Lord 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

18.09.2020

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

Sistema de câmeras de segurança compartilhadas ganham os bairros na Grande Florianópolis

18.09.2020

Sistema de câmeras de segurança compartilhadas ganham os bairros na Grande Florianópolis

Projeto Proteína Básica entrega 2 toneladas de alimentos na Grande Florianópolis

18.09.2020

Projeto Proteína Básica entrega 2 toneladas de alimentos na Grande Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.