“A exemplo do que aconteceu com Miami, Cancun Las Vegas, destinos consagrados mundialmente, Dubai conseguiu alcançar a atual posição nesse cenário, graças aos investimentos que recebeu. Santa Catarina tem uma política bastante agressiva de promoção turística que nos permite atrair investimentos internacionais. Com o Funturismo, fundo de incentivo ao turismo, investimos mais de R$ 200 milhões em infra-estrutura, capacitação de mão-de-obra, gestão regional do turismo nos últimos três anos”, argumenta Knaesel.
Para o secretário do turismo catarinense, a direção que o Estado tomou, desde a criação da Pasta, integrando as três áreas para dar visibilidade a Santa Catarina em grandes eventos, e a política de fomento por meio dos fundos, foi decisiva para o modelo de desenvolvimento do turismo como atividade econômica e geradora de oportunidades.
“A diferença é que a natureza aqui em Dubai foi construída com recursos financeiros, pelas mãos do homem, enquanto Santa Catarina tem um vasto patrimônio natural. A política de desenvolvimento sustentável que aplicamos para o turismo em nosso Estado é mais atraente para os visitantes, especialmente os estrangeiros, se considerarmos as novas tendências mundiais do turismo e do perfil do viajante”, compara o secretário, que está entre os painelistas do Seminário de Turismo Responsável, promovido pela ADVB/SC, em março. Knaesel abordará as diretrizes do desenvolvimento sustentável do turismo, integrado a cultura e ao esporte.
Programas e ações que partem das políticas da Secretaria de Estado são ancoradas nesse princípio, segundo o secretário. “Santa Catarina tem cases em agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura que comprovam o retorno dos investimentos no turismo sustentável e preparam o Estado para ser um destino competitivo nos mercados nacional e internacional”, afirma.
Árabes interessados no ramo hoteleiro catarinense
Dentro da agenda de compromissos oficiais para a promoção do Global Summit do WTTC, em Florianópolis, conforme prevê a entidade mundial do turismo, o secretário Gilmar Knaesel aproveitou para divulgar as nove regiões turísticas catarinenses para potenciais investidores. As estâncias termominerais, as rotas de agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura, o litoral de Norte a Sul, e todos os destinos no Estado foram apresentados a empresários árabes.
Gilmar Knaesel ficou entusiasmado com os resultados do encontro com um dos mais fortes investidores do setor hoteleiro no mundo, o grupo Kingdom, que compra e constrói resorts e tem apostado alto em mercados emergentes. Associado a operadores globais como o Four Seasons Hotels and Resorts, Fairmont Hotels & Resorts e Movenpick Hotels & Resorts, Kingdom, conforme o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, o grupo ficou interessado em Santa Catarina e já alinhavou futuras conversas. Knaesel está otimista, afinal o Kingdom está em 21 países, com 35 empreendimentos, 23 hotéis e resorts em operação e 12 em construção. “Enfatizamos nossa boa posição nacional no que diz respeito ao turismo de eventos e negócios, segmentos de grande interesse do grupo”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.