Encontro tratou sobre iniciativas de internacionalização de empresas de tecnologia e formação de profissionais
O ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, visitou o Centro de Inovação Passeio Primavera, em Florianópolis, e foi recepcionado pelo presidente da ACATE, Diego Ramos, e o diretor-executivo da Associação, Gabriel Sant’Ana, na tarde da sexta-feira (21). O encontro foi intermediado por Paulo Bornhausen, secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo do Estado de Santa Catarina (SAI/SC), e teve o objetivo de estreitar relações entre os ecossistemas de inovação de Santa Catarina e Portugal.
Também estiveram presentes Miguel Relvas, embaixador honorário de SC em Portugal, e Gonçalo Sampaio, chefe do Gabinete do Ministério da Economia português.
A reunião tratou sobre oportunidades de parcerias para internacionalização de empresas e formação de talentos para o setor de tecnologia. O presidente da ACATE apresentou como a entidade apoia as empresas catarinenses na expansão internacional e destacou as possibilidades de conexão com Portugal: “Temos a visão de que o setor de tecnologia de SC precisa dar o próximo passo, saltando do mercado local e atingindo o global. Portugal é um caminho natural para o primeiro contato das empresas com o exterior, visto que não há uma barreira linguística.” Ramos também lembrou que os eventos são importantes iniciativas para a aproximação entre empresas dos dois países, pois o Web Summit, em Lisboa, tem a delegação brasileira como uma das mais representativas.
O ministro da Economia elencou iniciativas para fomentar o ecossistema de inovação português que propiciam oportunidades a empresas de outros países, como o Programa Startup Portugal. No âmbito da capacitação de profissionais, Pedro Reis, ressaltou a Academia de Formação ATEC, projeto de ensino dual para jovens e adultos sediado na vila portuguesa de Palmela e promovido por empresas como Volkswagen Autoeuropa, Siemens, Bosch Termotecnologia e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.
No mesmo dia pela manhã, o ministro e o governador Jorginho Mello firmaram um termo de cooperação para impulsionar investimentos de empresas portuguesas em Santa Catarina e de empresas catarinenses em Portugal. Na ocasião, o português afirmou: “Startups daqui podem aproveitar para entrar na Europa e escalar. Queremos o apoio de Santa Catarina para encontrar projetos e players concretos em vários setores”, finaliza.