O Ministério da Saúde começou nesta quarta-feira, 10, em Florianópolis, um ciclo de capacitações do programa “Fortalecendo Famílias”, aplicado as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Serviços de Convivência. Os encontros acontecem até sexta-feira, 11, no Auditório da Federação dos Trabalhadores em Comércio de Santa Catarina (FECESC), no Centro.
O programa “Fortalecendo Famílias” é voltado para a prevenção das famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. Os principais objetivos são criar um espaço de reflexão no qual pais, responsáveis e filhos possam construir e obter maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, visando o bem-estar e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários através do desenvolvimento de habilidades sociais.
Os coordenadores dos serviços estão sendo capacitados através das palestras proferidas pela professora Karen Oliva e pela psicóloga Joamara Borges, que trazem a importância do papel dos facilitadores para as famílias atendidas.
O programa será repassado pelos coordenadores aos CRAS e Serviços de Convivência através de sete encontros, baseados na ideia inicial de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando a família é capaz de estabelecer rotina e regras de convivência às crianças.