spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Michael Rodrigues faz novo recorde no HD World Junior Championship

EventosMichael Rodrigues faz novo recorde no HD World Junior Championship
spot_img
spot_img

Compartilhe

O cearense Michael Rodrigues foi o primeiro brasileiro a avançar para as oitavas de final do campeonato internacional de surfe HD World Junior Championship, que está sendo disputado na praia da Joaquina, em Florianópolis. O surfista brasileiro aumentou seu próprio recorde de nota de 9,57 para 9,63 no duelo verde-amarelo, desta quinta-feira, 31, com o catarinense Matheus Navarro e agora enfrenta o peruano Juninho Urcia, que barrou o campeão mundial Pro Junior de 2011, Caio Ibelli.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela internet e o link pode ser acessado no site www.aspsouthamerica.com

Nesta quinta-feira, 30, Foi realizada metade da terceira fase masculina e a bateria de Gabriel Medina com o australiano Jake Sylvester ficou para abrir a sexta-feira, com a primeira chamada marcada para as 7h30 em Florianópolis. Já na categoria feminina foram definidos os confrontos das quartas de final, sem nenhuma sul-americana entre as classificadas.

O duelo verde-amarelo entre Michael Rodrigues e Matheus Navarro foi um dos mais eletrizantes do campeonato. O cearense pegou uma boa direita e mandou uma rasgada jogando muita água pra cima como primeira manobra, depois voou num aéreo 360 sensacional sem as mãos na prancha para arrancar nota 9,63 dos juízes, aumentando seu próprio recorde – 9,57 – do dia anterior. O catarinense não desistiu e achou uma esquerda para aplicar uma série de manobras fortes de backside que valeu nota 8,23. No entanto, Matheus não conseguiu outra onda boa para virar o resultado, encerrado em 15,30 a 10,66 pontos.

Quem também saiu radiante do mar foi o peruano Juninho Urcia. Ele enfrentou o único campeão mundial Pro Junior da ASP que está participando do HD World Junior Championship em Florianópolis, só que o paulista Caio Ibelli não achou boas ondas na bateria e acabou eliminado em nono lugar por um baixo placar de 9,24 a 7,90 pontos. Juninho é o atual vice-campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America e nas oitavas de final vai encarar outro favorito ao título na Praia da Joaquina, o recordista Michael Rodrigues.

Outros destaques da quinta-feira foram o português Vasco Ribeiro, o marroquino Ramzi Boukhiam e mais uma vez os japoneses, com dois se classificando para as oitavas de final na primeira metade da terceira fase, Reo Inaba e Takumi Nakamura. O português que tinha sido o recordista absoluto da primeira fase disputada na terça-feira, fez o maior placar do dia mais uma vez, 15,67 pontos, na vitória sobre o sul-africano Steven Sawyer. E o marroquino foi quem chegou mais perto da nota 9,63 de Michael Rodrigues, ganhando 9,33 na melhor onda que surfou no duelo que fechou a quinta-feira na Praia da Joaquina.

Já o primeiro japonês a passar para as oitavas de final do HD World Junior Championship foi Reo Inaba, que por décimos de diferença superou o sul-africano Michael February por 12,77 a 12,16 pontos. A outra classificação aconteceu num duelo entre dois surfistas do Japão, com Takumi Nakamura também ganhando por pouco de Hiroto Arai no placar encerrado em 13,84 a 13,10 pontos. Reo Inaba vai enfrentar o australiano Matt Banting na abertura das oitavas de final e Nakamura pega o marroquino Ramzi Boukhiam na quarta bateria.

Matt Banting foi o primeiro a confirmar seu nome entre os dezesseis melhores surfistas do campeonato que decide o título mundial Pro Junior da ASP pela primeira vez no Brasil. Os 15,34 pontos que totalizou na vitória sobre o havaiano Seth Moniz só foram superados pelos 15,67 do português Vasco Ribeiro. O outro único australiano que ainda está na briga pelo caneco de melhor Pro Junior do mundo no HD World Junior Championship é Jake Sylvester, adversário do grande favorito Gabriel Medina no duelo que ficou para abrir a sexta-feira na Praia da Joaquina.

Sul-Americanas eliminadas – Diferente dos outros dias, a categoria feminina abriu a quinta-feira com uma dobradinha peruana de Miluska Tello e Melanie Giunta sobre a japonesa Minato Takahashi no primeiro confronto da repescagem. No outro, a catarinense Marina Rezende também se classificou para as oitavas de final, mas todas as cinco representantes da América do Sul foram eliminadas nesta fase e terminaram em nono lugar no HD World Junior Championship apresentado pela Devassa em Florianópolis.

A peruana Miluska Tello foi a primeira a ser barrada pela norte-americana Frankie Harrer. Depois, a argentina Lucia Coloseto perdeu para a sul-africana Bianca Buitendag, a catarinense Marina Rezende para a havaiana Mahina Maeda, a carioca Carol Fernandes para a australiana Stephanie Single e a atual campeã sul-americana Pro Junior da ASP South America, Melanie Giunta, foi batida no último duelo feminino do dia pela francesa Johanne Defay.

Entre as meninas, a melhor apresentação da quinta-feira foi da Tatiana Weston-Webb na bateria havaiana com Dax McGill que definiu a primeira classificada para as quartas de final do evento que vai apontar a campeã mundial Pro Junior da ASP de 2013. Tatiana fez os recordes da categoria feminina no HD World Junior Championship com a nota 8,83 da sua melhor onda e os 16,50 pontos que totalizou para superar os 12,20 pontos de Dax McGill.

Sua próxima adversária é a norte-americana Frankie Harrer e na segunda bateria a sul-africana Bianca Buitendag, top do WCT que é apontada como grande favorita ao título no HD World Junior, enfrenta a única representante de Barbados, Chelsea Tuach. As vencedoras destes dois duelos vão disputar a primeira vaga para a grande final. Na chave de baixo, a havaiana Mahina Maeda pega a neozelandesa Ella Williams na terceira bateria e a última quarta de final será entre a australiana Stephanie Single e outra forte candidata ao título mundial, a francesa Johanne Defay, que neste ano se classificou para a elite mundial do WCT 2014.

O HD World Junior Championship 2013 é apresentado pela Devassa e distribui uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Site Waves.