spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Meu Boizinho lança nova temporada de clipes animados

VariedadesMeu Boizinho lança nova temporada de clipes animados
spot_img
spot_img

Compartilhe

Serão cinco novos clipes com cantigas do Boi de Mamão

O Meu Boizinho, projeto cultural que resgata a cultura e as tradições de Florianópolis e do litoral catarinense, abre nesta segunda-feira, 22, uma nova temporada de clipes animados. Para iniciar essa etapa o clipe de estreia traz a cantiga do Doutor e do Urubu, o primeiro de uma série de cinco clipes que completam a cantoria do Boi de Mamão. A ideia é lançar um clipe por mês até o fim de ano. A nova temporada foi viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo DVA e da Da Magrinha.

A data escolhida para o lançamento é especial, já que no dia 20, é o Dia Municipal do Boi de Mamão, e 22 de agosto, é Dia do Folclore e dia em que o Boi de Mamão foi declarado patrimônio imaterial de Florianópolis. E o novo clipe pode ser conferido no https://www.youtube.com/watch?v=n2HN65mM6EI.

Desde 2020, o Meu Boizinho busca cultivar nas crianças o amor e o orgulho pelos costumes e pelas tradições de Florianópolis e da região litorânea. “Queremos conectar as crianças e os adultos ainda mais com a tradição e os costumes da cidade onde vivem. Acreditamos que uma pessoa que valoriza a cultura do seu lugar adquire um sentimento maior de pertencimento. E nada melhor que fazer isso por meio do resgate de um folclore tão popular como o boi de mamão”, destaca um dos criadores do Meu Boizinho, Bruno Pagani.

A nova temporada vai se juntar a outros clipes que já fazem sucesso entre a criançada. A cantiga da Moreninha, convidada para ir à vila ver o Boizinho dançar; a Bebel que dança a cantiga da Bernunça; e o clipe da Maricota, a Cotinha que adora uma boa dança; animam sendo um entretenimento educativo e cultural.

“Temos muitos acessos nos nossos vídeos. Além dos pais buscarem os clipes para as crianças, tem professores utilizando de forma pedagógica em sala de aula, inclusive de outros lugares do Brasil. Como a cultura do boi é nacional, estamos apresentando o boi de mamão para outros estados por meio do Meu Boizinho”, explica um dos criadores, Thiago de Melo.

Os clipes do Meu Boizinho foram utilizados para apresentar o folclore do boi de mamão em formação dos professores coordenadores do 58º Festival do Folclore realizado no início deste mês na Estância Turística de Olímpia. Um dos maiores encontros da cultura brasileira reuniu cerca de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de norte a sul do país. Inclusive, o tema da edição 2022 foi “O Folclore Pulsando em Olímpia: Santa Catarina e todo Brasil em um só Coração”, que fez referência especial à Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis, grupo homenageado.  

Entre os personagens do projeto Meu Boizinho estão o boizinho brincalhão Mamão, a bernunça comilona Bebel, a filha da Maricota Cotinha, a menina Moreninha, o menino pescador Bacuri e a bruxinha bacana Fran. A turminha se apresenta em uma roupagem moderna sem perder a essência e as características marcantes dos personagens do Boi de Mamão.

Todos os clipes animados podem ser acessados no canal no YouTube do projeto www.youtube.com/meuboizinho