A previsão do tempo para esta segunda-feira, 2, em Florianópolis e região é de temporal com granizo e ventos fortes a partir das 14h até às 21h. Os dados são da equipe da Epagri/Ciram.
A previsão é semelhante para outras partes do Estado. Confira o boletim divulgadado pela Defesa Civil nesta manhã:
"AVISO METEOROLÓGICO 02/10/2017 – EPAGRI/CIRAM
TEMPORAIS LOCALIZADOS COM GRANIZO E VENTOS FORTES EM SANTA CATARINA !
Regiões: MEIO OESTE AO LITORAL, com maior chance para Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte.
Início: 02/10/2017 às 14:00h
Fim: 02/10/2017 às 21:00h
Previsão: Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios). Risco de temporais localizados com granizo e ventos fortes (acima de 60 km/h).
Sistema: Passagem de uma frente fria por Santa Catarina.
Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas Epagri/Ciram
_____________
Recomendações da Defesa Civil:
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
_____________
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193."