spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Mês da fotografia tem roda de conversa e vasta programação

Cursos e PalestrasMês da fotografia tem roda de conversa e vasta programação
spot_img
spot_img

Compartilhe

Centro de Artes da UDESC e Fundação Franklin Cascaes promovem roda de conversa na terça-feira dia 13

O Centro de Artes da UDESC e a Fundação Franklin Cascaes realizam na próxima terça-feira(dia 13) às 18:00 horas, uma roda de conversa que dá continuidade ao evento Encontros Com o Olhar, que comemora o mês da Fotografia. A roda de conversa será na Galeria de Arte do Mercado Público, onde acontece a exposição que dá nome ao evento. A galeria fica na parte superior do Mercado Público, com entrada pela Rua Deodoro, a mostra reúne parte do acervo do fotógrafo e professor Cláudio Brandão e um conjunto de imagens do fotógrafo catarinense Sérgio LDS.

A roda de conversa reúne alguns dos fotógrafos que participam da exposição – são mais de 40 imagens de profissionais como J.R. Duran, Hermes Bezerra, Luciano Filetti, Walmor de Oliveira e Pedro Troncoso. A conversa vai ser mediada por professores de Fotografia da UDESC, Univali e UFSC.  

A exposição encerra no dia 19, “Dia Mundial da Fotografia”- A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837, mas a programação do evento segue até o fim do mês. Uma das reflexões propostas pelas imagens e trocas remete ao fotógrafo brasileiro German Lorca, que lembra que “há grandes vistas da cidade que não poderão ser refeitas de nenhum ângulo”. Curiosamente, a roda de conversa e a exposição acontecem em uma das vistas mais fotografadas de Florianópolis, o Mercado Público. Ainda que o edifício esteja de pé e em ótimo estado de conservação, vistas comoa da água do mar batendo em suas paredes já não podem ser fotografadas.

 

Encontros Com o Olhar é uma realização do Programa de Extensão Laboratório de Representação Fotográfica do Centro de Artes da UDESC, coordenado por Cláudio Brandão, e tem apoio da Fundação Franklin Cascaes e do estúdio Brandão Fotografias. O horário de visitação é de segunda a sexta das 13:00 às 19:00 horas e aos sábados das 10:00 às 14:00 horas. A  Galeria de Artes do mercado Público é um espaço  coordenado pela Fundação Franklin Cascaes. 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

 

OFICINAS

Fotografia Analógica: Com Cláudio Brandão. Quinta-feira, dia 29/08, das 09:00 às 17:00, CEART/UDESC.

 

EXPOSIÇÕES

Encontros com o Olhar- Acervo de Cláudio Brandão + Obras de Sérgio LDS. Galeria do Mercado Público. Até segunda, 19 de agosto; Visitação de segunda a sexta das 13:00 às 19:00 e aos sábados das 10:00 às 14:00.

Rússia, do fotojornalista Diorgenes Pandini, com curadoria de Lucila Horn – Fundação Cultural Badesc. Visitação até o dia 23 de agosto, de terça a sábado, das 12 às 19:30.  

New York Feelings, do fotógrafo Jairo Cardoso. Tralharia Antique Café Bar, visitação até quatro de setembro, de terça a sexta-feira, das 18 às 00h. (R. Nunes Machado, 104 – Centro)

 

MAIS

Terça-Feira 13/08

Roda de Conversa sobre Fotografia. 18:00, Galeria do Mercado Público de Florianópolis.

Quinta-feira 29/08

09:00- 17:00- Oficina de Fotografia Analógica- Cláudio Brandão, CEART/UDESC.

Sexta-feira dia 30/8

20:00 Fotografia em Tempos Líquidos: diálogos. Sérgio LDS, Tralharia (R. Nunes Machado, 104 – Centro, Florianópolis – SC)

Sábado Dia 31/8

20:00 – Festa de Encerramento e Troca de Imagens. Estúdio Brandão (Rua Haroldo Soares Galvan 566, Cacupé, Florianópolis, SC).