O Brasil atingiu níveis recordes de escassez de mão-de-obra qualificada em 2024, afetando 40% das profissões que mais empregam, segundo estudo da Confederação Nacional de Bens Serviços e Turismo (CNC). Enquanto mais de 80% das empresas têm dificuldades em contratar profissionais com o conhecimento técnico esperado, na outra ponta há um contingente de jovens sem acesso à educação profissional e tecnológica. Por isso, uma escola com sede na Capital e em Itajaí lançou o projeto “Empresa Amiga da Educação”, atuando como ponte para formar parcerias com empresas que possam subsidiar a continuidade dos estudos de alunos em situação de vulnerabilidade financeira.
“Vemos muitas situações de jovens com perfil adequado e grande potencial, mas que apresentam dificuldades para custear os estudos até o fim, em índice que chega a alcançar 40% dos matriculados em um curso técnico profissional. Por isso pensamos na formação desta rede de apoio, gerando oportunidades tanto para esses alunos quanto para o mercado, que terá profissionais com maior qualificação”, destaca a empreendedora educacional Ana Paula Calaes, que também é diretora de Educação Empresarial da Acif.
As empresas interessadas em participar podem fazer contato com a Escola Técnica Geração, que adotou critérios de seleção para a formação de uma lista de estudantes que reúnem as condições necessárias para receber o subsídio. A instituição já mantinha o projeto “Gera Emprego”, pelo qual mantém parcerias com empresas para a contratação de egressos de cursos técnicos profissionais. Agora, o foco é na garantia de formação destes alunos. Empresas interessadas podem fazer contato pelo telefone é Whatsapp (48) 3223-1800.
…………………………………
Crédito fotos: Divulgação
Legenda foto: Empreendedora educacional, Ana Paula Calaes atua para elevar qualificação de vagas técnicas no mercado