fique por dentro de floripa

- Saúde - Médicos alertam para cuidados antes de começar a praticar exercícios físicos

02.03.2020

Médicos alertam para cuidados antes de começar a praticar exercícios físicos

02.03.2020
Médicos alertam para cuidados antes de começar a praticar exercícios físicos
Foto: Carlos Junior, Mulheres na Pista, divulgação

Mulheres são chamadas a cuidar da saúde e praticar atividades físicas no Dia Internacional da Mulher com a Corrida Mulheres na Pista

A prática de exercícios físicos é apontada por médicos como a grande aliada da longevidade. Em conjunto com a alimentação equilibrada são os grandes trunfos para manter a saúde em dia.  “A atividade física é uma das formas de retardar o desenvolvimento de doenças crônicas”, alerta a médica patologista clínica, diretora técnica do Laboratório Médico Santa Luzia, Annelise Wengerkievicz Lopes.  O dia 8 de março, lembrado no mundo todo pela luta das mulheres e pela celebração de muitas conquistas, este ano terá um tom diferente em Florianópolis. Além desses temas, a saúde será pauta também. Florianópolis terá uma corrida só para mulheres: a Mulheres na Pista. A prova tem opções para quem quiser correr e também para quem quiser caminhar. Para quem deseja começar a correr esta é uma oportunidade, mas é importante saber como anda sua saúde antes de colocar o tênis e ir para a rua.

A médica destaca que antes de começar a praticar qualquer exercício físico é importante ter alguns cuidados. Segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, alguns critérios devem ser seguidos por aqueles que querem começar a mexer o corpo. Avaliar o nível de atividade e intensidade que pretende praticar, o histórico clínico e a história familiar são essenciais. “É importante consultar um médico para saber se está tudo certo com a sua saúde. Ele realizará um exame clínico, e poderá pedir exames laboratorias, eletrocardiograma e teste ergométrico”, explica a médica. Entre os exames laboratoriais, hemograma, glicose, ureia, creatinina, lipidograma, hepatograma, exame de urina, podem ser solicitados após a avaliação médica.

Além disso, adequar roupas e calçados à prática escolhida, observar o piso e onde irá se exercitar evitarão futuras lesões. É o que explica o médico radiologista especialista em imagem musculoesquelética, Guilherme Lopes Nunes, da Lâmina Medicina Diagnóstica. “Antes de começar uma atividade esportiva, o ideal é passar por uma avaliação para que o especialista possa, a partir do perfil da pessoa, orientá-la no sentido de evitar lesões”. O excesso de atividade física sem acompanhamento profissional adequado pode gerar lesões em diversas articulações, como joelhos e pés. Ele ainda explica que o alongamento e o aquecimento antes dos exercícios são essenciais para prevenção de lesões.

O Laboratório Santa Luzia e a Lâmina Medicina Diagnóstica são patrocinadores da Corrida Mulheres na Pista, uma prova de rua exclusiva para mulheres e crianças do sexo feminino, que será realizada no dia 8 de março, com largada às 8 horas, na Beira-mar Continental, no Estreito. As inscrições terminam amanhã (3). Últimas vagas. Serão 1.250 inscritas. Mais informações sobre o evento em https://www.mulheresnapista.com.br/

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

“Segunda onda de coronavírus no Brasil deve ser semelhante ao que ocorreu nos EUA”, diz CEO de startup de Florianópolis

24.09.2020

“Segunda onda de coronavírus no Brasil deve ser semelhante ao que ocorreu nos EUA”, diz CEO de startup de Florianópolis

Outubro Rosa: ação voluntária beneficia mulheres mastectomizadas

23.09.2020

Outubro Rosa: ação voluntária beneficia mulheres mastectomizadas

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

16.09.2020

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.