Homenagem foi proposta pelo deputado Mário Motta, pelo atleta levar o nome de Santa Catarina ao mundo através do skate
Como forma de reconhecimento por levar o nome de Santa Catarina para os quatro cantos do planeta por meio do skate, o skatista Pedro Barros foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A honraria, proposta pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), traz uma Moção de Aplausos ao atleta.
Pedro é natural do bairro Rio Tavares, em Florianópolis, onde vive até hoje. Mesmo após conquistar fama mundial por ser um dos principais nomes da modalidade em que atua, ele preferiu continuar morando na comunidade onde deu os primeiros passos no skate, aos dois anos de idade. A pista de skate bowl em sua casa, que já recebeu diversos outros atletas renomados, é aberta ao público que almeja viver a experiência.
Esse trabalho social permitiu que o bairro Rio Tavares competisse com três skatistas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Além de Pedro Barros, que conquistou uma histórica medalha de prata, as também florianópolitanas Yndiara Asp e Isadora Pacheco representaram o Brasil no principal evento esportivo do planeta.
Aos 29 anos, Pedro ainda acumula seis títulos do X Games, considerado os ‘Jogos Olímpicos dos Esportes Radicais’, e o título de campeão mundial de skate vertical. Além de suas conquistas esportivas, ele é conhecido por sua personalidade carismática e inspiradora. O atleta se tornou um exemplo para jovens skatistas e fãs do esporte, transmitindo valores como perseverança, humildade e paixão pelo que faz. Fora das pistas, Pedro se dedica a projetos comunitários e iniciativas que visam o desenvolvimento do skate no Brasil, buscando oferecer oportunidades para que outros jovens possam seguir seus sonhos e alcançar seus objetivos.
“O Pedrinho é um exemplo de como o trabalho árduo, a paixão e o foco podem levar um atleta brasileiro ao topo mundial. Sua presença nas principais competições internacionais abriu portas para outros skatistas brasileiros e ajudou a consolidar o Brasil como uma potência no skate. Mas o que mais nos toca é o fato de ele preferir continuar morando onde cresceu e se desenvolveu, sendo uma inspiração para nossas crianças e adolescentes”, observa o deputado Mário Motta.
A entrega da placa aconteceu na casa do skatista, em meio a sua própria pista. “É uma grande motivação para que eu possa continuar servindo ao skate e ajudar a desenvolver o esporte em Santa Catarina e no Brasil com a melhor entrega possível. Agradeço à Alesc pela homenagem e dedico essa honraria a todos que estão nessa jornada comigo”, pontua Pedro Barros.