Com o objetivo de desenvolver um trabalho de conscientização e valorização da cultura de Florianópolis, a Ostrilha, mascote da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, irá visitar três escolas da Rede Municipal de Ensino. O primeiro encontro com as crianças ocorreu nesta segunda, 17, no NEI São João Batista, no bairro Rio Vermelho.
Nesta terça-feira, 18, a Ostrilha vai à Creche Caetana Marcelina Dias, no Ribeirão da Ilha, e na quarta, 19, à NEI Orisvaldina Silva, na Lagoa da Conceição.
A iniciativa das Secretarias de Educação e Turismo, além de levar a Ostrilha nestes locais, possibilita aos alunos o conhecimento sobre como vivem as ostras, o ciclo de vida delas. Por meio de uma estória, que tem como personagem principal o molusco que dá nome a Fenaostra, os pequenos compreenderam, por exemplo, como se forma a pérola.
Oficinas com artistas locais serão realizadas com alguns alunos da rede que terão seus trabalhos expostos durante a 16ª edição da Fenaostra, que ocorre de 16 a 20 de setembro, no Centrosul.
Durante o segundo dia da festa, 17 de setembro, cerca de 150 alunos de seis escolas da Rede Municipal de Ensino vão conhecer o local da festa, a cultura, e a gastronomia típica do evento.
A ação busca resgatar e fortalecer as tradições culturais por meio das artes plásticas, literatura, comunicação, teatro e música.