A Associação de Maricultores e Pescadores Artesanais da Região Sul da Ilha (Amprosul) recebe nesta quinta-feira, 21, às 9h30, duas plataformas compostas por lavadora, classificadora e debulhadora de mexilhões. A solenidade ocorrerá no Restaurante Rancho Açoriano, em Florianópolis. 34 famílias serão beneficiadas.
Com a utilização das máquinas, a estimativa da Amprosul é triplicar a produção individual de mariscos, que hoje gira em torno de 300 quilos por dia.
A entrega das balsas e das máquinas vai permitir à Eletrosul, promotora do evento, intensificar as ações de qualificação profissional oferecidas à Amprosul por meio de patrocínio social no valor de R$ 20 mil.
As atividades tiveram início no mês de março, com a realização de oficinas de formação de lideranças, gestão de empreendimentos e planejamento e elaboração de um diagnóstico sobre o mercado local.
Até o fim do ano, serão realizadas capacitações sobre o uso dos equipamentos, produção, processamento e comercialização de mexilhões e ainda uma classificação profissional dos maricultores.
O projeto de incentivo vai promover também uma viagem de intercâmbio às cidades catarinenses de Penha e Porto Belo, para troca de experiências.