spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Marginal da Beira-mar Norte tem faixa aberta ao tráfego

TrânsitoMarginal da Beira-mar Norte tem faixa aberta ao tráfego
spot_img

ACIF conquista prêmios de excelência em gestão e inovação em Santa Catarina

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) comemora importantes reconhecimentos...

Por que escolher uma instituição financeira cooperativa?

Elas se destacam pelo impacto positivo na comunidade local...

BRDE vai premiar startups vencedoras do programa de aceleração

Encerramento do BRDE Labs SC Growth 2024 acontece no...
spot_img

Compartilhe

A Secretaria Municipal de Obras abriu ao tráfego, às 7h desta quarta-feira, 13, uma das duas faixas do prolongamento da marginal da Beira-mar Norte, na Capital, entre o Direto do Campo e a sede da Polícia Federal.

Essa faixa liberada serve basicamente ao trânsito local, para acesso de veículos à própria PF, à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal, já que o antigo acesso foi fechado. 

 Durante algum tempo, vai continuar em uso o estacionamento de veículos diante do prédio da Polícia Federal, mas o acesso a ele será por outro caminho, já que a antiga abertura foi bloqueada: os motoristas devem entrar na faixa que acaba de ser liberada na marginal da Beira-mar – pouco depois do Direto do Campo e antes da Casa da Agronômica – seguir até o fim do canteiro central (na altura do Ministério Público Federal), contorná-lo à esquerda e retornar no sentido contrário da via. Com o prosseguimento do projeto do anel viário, esse estacionamento vai ser extinto.

 A nova marginal só não é liberada totalmente, segundo o secretário de Obras, Ivan Luiz Schneider, porque ainda faltam alguns serviços de acabamento. Diante da Casa da Agronômica, por exemplo, faltam as calçadas e a conclusão do muro e da guarita da segurança do governador. Dentro de aproximadamente 15 dias, ainda segundo ele, as duas pistas estarão livres para o tráfego.

 Anel viário

O prolongamento da marginal da Beira-mar Norte faz parte do projeto que vai implantar o anel viário com  o primeiro corredor exclusivo para ônibus de Florianópolis. O anel terá 17 km de extensão e fará todo o contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha.

Entre outros benefícios previstos no projeto, estão a melhoria nas calçadas ao longo da via, o sistema de controle integrado de semáforos (ITS), a sinalização horizontal e vertical, as faixas de pedestres e os abrigos de passageiros.

O prazo para conclusão do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões.