spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 fevereiro 2025

Marco sustentável: Floripa Airport recebe nova certificação da ACI e torna-se o único aeroporto brasileiro a ser nível 4 na gestão de carbono

Meio ambienteMarco sustentável: Floripa Airport recebe nova certificação da ACI e torna-se o...
spot_img

Cidades Invisíveis se une à cultura no Carnaval 2025

Mulheres do Coletivo Costura Perifa, do Instituto, customizam abadás...

Jurerê OPEN promove Carnaval com programação para as crianças

Haverá bailinho, blocos de marchinhas, oficina de máscara, camarim...

Catarinenses marcam presença no Sponsors Brasil Summit & Awards, em São Paulo

O piloto catarinense da Porsche Cup Brasil, André Gaidzinski,...
spot_img

Compartilhe

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) concedeu ao Aeroporto Internacional de Florianópolis um reconhecimento inédito no país: a certificação Airport Carbon Accreditation (ACA) Nível 4.

O Floripa Airport é o único aeroporto brasileiro a atingir o nível 4 da certificação. Numa escala de 1 a 5, o nível 4 demonstra que o aeroporto tem alcançado uma redução consistente das emissões de gases de efeito estufa – GEE (nível 2); o engajamento de parceiros que atuam no sítio aeroportuário está consolidado (nível 3); desta maneira está comprovado o compromisso de Florianópolis em ser Net Zero até 2040 (nível 4), o que significa se aproximar de zerar o saldo líquido de lançamento de de GEE, alinhado com o Acordo de Paris e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Em 2024, o aeroporto registrou na sua pegada de carbono. Enquanto em 2023, a pegada de carbono foi de 377 toneladas de CO²; em 2024, foi de199 toneladas. Para atingir o Net Zero em 2040, o aeroporto deve chegar em no mínimo 111 toneladas de emissões anuais.

Esse avanço é resultado do trabalho contínuo e rigoroso, realizado pela concessionária Zurich Airport Brasil, no rastreamento e monitoramento de 30 categorias de fontes de emissão de gases de efeito estufa. Os itens vão desde o deslocamento dos colaboradores até o aeroporto, passando pela escolha de produtos e fornecedores com menor pegada de carbono até as emissões geradas para manter as aeronaves em solo. O monitoramento é feito por um software desenvolvido internamente pela operadora, o Carbon Flow. O sistema desenvolvido 100% pelos colaboradores da Zurich Airport Brasil já foi premiado em 2021 com a “Green Airport Recognition”, na Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), no México. 

A partir deste monitoramento, a empresa passou a desenvolver soluções para reduzir a sua pegada de carbono. O projeto 400 hertz e PCA, que fornece energia limpa para aeronaves em solo, é o grande destaque entre as iniciativas. A implementação do sistema, utilizado por todas as cias aéreas que atuam no aeroporto, evitou a emissão de 2.734,7 toneladas de GEE entre março e dezembro de 2024, o que equivale ao sequestro de CO² realizado por 21.036 mil árvores da Mata Atlântica.

“A conquista é extraordinária e demonstra o engajamento de diversas áreas da empresa na gestão sustentável de suas ações.  Esse reconhecimento é motivo de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo com nossas estratégias ESG”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Para alcançar a certificação, o Floripa Airport passou por 2 revisões internacionais. A verificação independente foi realizada por uma empresa de Portugal, contratada pelo aeroporto conforme as normas da ACI, além da própria revisão da ACI, com o uso de um sistema exclusivo para rastreabilidade das emissões de CO2 em aeroportos no mundo inteiro. O resultado de toda a análise e a confirmação da certificação nível 4 foi anunciada na última quinta-feira (20/02). 

“Parabenizamos a Zurich Airport Brasil por esta importante conquista. A acreditação do Floripa Airport no Nível 4 – Transformação do programa ACI Airport Carbon Accreditation demonstra um forte comprometimento com a sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas. Este marco posiciona o Floripa Airport como referência no Brasil e na região, impulsionando a transição para uma indústria aeroportuária mais sustentável”, disse Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.

O ACI Airport Carbon Accreditation é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos.

Sobre ACI

     A Airports Council International (ACI) é a organização internacional de aeroportos, com 1.960 aeroportos em 176 países. O escritório da América Latina e Caribe (ACI-LAC) conta com 270 aeroportos em 34 países, que administram 95% do tráfego aéreo da região.