Um final de semana para viver a cidade com muita cultura e entretenimento. Esta é proposta da Maratona Cultural de Florianópolis, um dos eventos mais importantes do calendário cultural catarinense, que retorna em sua sexta edição nos dias 1º e 2 de dezembro, em diversos endereços da capital. Assim como nas edições anteriores, toda a programação tem entrada gratuita.
Para esta edição, a produção do evento aposta em múltiplas linguagens artísticas para atrair um público eclético e de diferentes idades, utilizando-se dos equipamentos urbanos já existentes na cidade. “Pensamos em uma programação que garanta o acesso à cultura e ao entretenimento, e sobretudo fazendo com que a população tenha contato com o que é produzido em nosso Estado, ocupando espaços públicos e resgatando em cada um a vontade de viver culturalmente a cidade”, destaca Paula Borges, Presidente do Instituto Maratona Cultural.
A programação contempla quatro áreas: música, teatro, dança e artes visuais, totalizando nada menos que 113 apresentações/sessões, distribuídas em 36 endereços da cidade ao longo dos dois dias de evento. Destaque especial para o teatro de rua e para a circuito de galerias. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis será montada uma arena de teatro com apresentações tanto no sábado (01/12) como também no domingo (02/12). Os espetáculos “Julia”, do Cirquinho do Revirado, e “Para Contar Estrelas”, do grupo Cirandela, ambos de Criciúma, se apresentam no local.
Quando o assunto é música, um dos destaques é o palco montado na Escadaria do Rosário, que recebe os principais shows previstos na programação. No sábado (01), a partir das 18h30, as mulheres comandam a programação com as bandas Cores de Aidê, DJ Catarina e Banda Mulamba (Curitiba). Já no domingo (02), o reggae será o ritmo predominante com os shows de Rinoceronte Negro, O Mundo Analógico, Congah e Dazaranha. Aliás, os manezinhos do Daza seguem à risca o histórico de estarem presentes em todas as edições do evento.
Uma outra novidade da programação 2018 é o “Circuito Off Maratona”, que são eventos parceiros e que possuem cobrança de ingressos, como uma encenação de “O pequeno príncipe” no Teatro da UFSC e o festival Freedom Music Festival, no Stage Music Park.
Com tanta opção, não é uma tarefa fácil eleger quais atrações não dá para perder. “Gosto de destacar o circuito de galerias, que contemplará 30 exposições de artistas, mostrando a força das artes visuais em Santa Catarina”, destaca Paula Borges.
Maratoninha Cultural é destaque para a criançada
Formar novos consumidores de cultura sempre foi um dos propósitos da Maratona Cultural, e neste ano os pequenos ganham um espaço exclusivo na Rua Padre Miguelinho, no Centro. Nos dois dias do evento, das 10h às 19h, uma intensa programação com biblioteca, cinema, contação de histórias e espetáculos teatrais será apresentada às crianças.
A programação completa da Maratona Cultural de Florianópolis pode ser conferida no site www.maratonacultural.com. Lembrando que a programação é integralmente gratuita (com exceção dos eventos listado no “Circuito Off”). Nos locais fechados e que possuem indicação de lotação, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início das apresentações.
A Maratona Cultural de Florianópolis é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Floripa Shopping, Floripa Airport, Dot Digital Group, Involves Tecnologia, Corporate Park e Kairós Cervejaria. A realização é do Instituto Maratona Cultural.
Locais que recebem a Maratona Cultural de Florianópolis (por bairros):
CENTRO
– Escadaria do Rosário (R. Mal. Guilherme, 60)
– Largo da Catedral (R. Padre Miguelinho, 321)
– Palácio Cruz e Sousa (R. Ten. Silveira, 60)
– Mercado Público (R. Jerônimo Coelho, 60)
– Casa Vermelha Centro Cultural (R. Conselheiro Mafra, 590)
– Praça XV (Praça XV de Novembro, S/N)
– Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180)
– Casa do Teatro Armação (Praça Quinze de Novembro, 344)
– Fundação Cultural BADESC (R. Visc. de Ouro Preto, 216,)
– Espaço Cultural BRDE (Av. Hercílio Luz, 617)
– Museu da Marinha – (Rua Antônio (Nico) Luz, 260)
– Teatro da UBRO (R. Pedro Soares, 15)
– Museu da Escola Catarinense/MESC (Rua Saldanha Marinho, 196)
– Tralharia (R. Nunes Machado, 104)
– Taliesyn Rock Bar (R. Victor Meirelles, 112)
– Canto do Noel (R. Tiradentes, 186)
– Espaço Cultural do Terminal Rita Maria (Av. Paulo Fontes, 1101)
– Mercado Tiradentes (R. Tiradentes)
– A Galleria (Rua Tiradentes, 153)
Trindade / Agronômica/Itacorubi
– Coletivo NACASA (R. José Francisco Dias Areias, 359/ Trindade)
– CIC – Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica)
– UFSC – MAÇÃ (R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n – Trindade)
– CEART/UDESC (Av. Me. Benvenuta, 1907 Itacorubi)
– Jardim Botânico de Florianópolis (Ação d'O Sítio) (Rod. Admar Gonzaga, 742-782 – Itacorubi)
Lagoa da Conceição
– O Sítio (R. Francisca Luísa Viêira, 53)
– Casa das Máquinas (R. Henrique Veras do Nascimento, 82)
– Cooperbarcos
João Paulo / SC-401 / Sambaqui / Santo Antônio de Lisboa / Jurerê
– Célula Showcase (Rodovia João Paulo, 75 – Saco Grande)
– Floripa Shopping (SC-401, 3116)
– Passeio Primavera (SC-401, km 4, 4150)
– Paradigma Cine Arte – Corporate Park (SC-401, 8600 – 2 – Santo Antônio de Lisboa)
– Espaço Cultural Armazém – COLETIVO ELZA – (Rua Gilson da Costa Xavier, 1384 – Sambaqui)
– Nau Catarineta – Rua Cônego Serpa, n. 30, Santo Antônio de Lisboa
– Stage Music Park – Rodovia Mauricio Sirotsky Sobrinho, 1050
SERVIÇO
- O quê: 6ª Maratona Cultural de Florianópolis
- Quando: 1º e 2 de dezembro
- Horários e locais: diversos pela cidade, confira a lista completa de atrações, endereços e horários no site: www.maratonocultural.com
- Ingresso: gratuito