A exemplo da última terça-feira, quando cerca de 10 mil pessoas saíram às ruas de Florianópolis, está marcada para esta quinta-feira, 20, mais uma manifestação na Ilha de Santa Catarina. O evento, denominado ‘’Por uma vida sem catracas – Protesto por um Transporte Público de qualidade e contra a repressão policial’’, foi organizado pelo Facebook e já tem a confirmação de presença de quase 50 mil pessoas. A atividade começará às 18h em frente ao Terminal Integrado do Centro da Capital (TICEN).O DeOlhoNaIlha vai cobrir a manifestação e disponibilizará um canal para que qualquer pessoa possa publicar fotos do que estiver acontecendo, usando a hashtag #protestofloripa (saiba mais abaixo).
De acordo com os organizadores, a manifestação é apartidária e as reivindicações são diversas, mas principalmente por Tarifa Zero e um transporte público de qualidade. O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis (SINTRASEM) convocou todos os servidores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Prefeitura Municipal a participarem da manifestação.
Repercussão
A Prefeitura de Florianópolis lançou um comunicado na manhã desta quinta-feira informando que os postos de saúde e as escolas de educação básica funcionam normalmente, assim como os demais órgãos da administração municipal. Os pais ou responsáveis que desejarem buscar seus filhos antes do término das atividades escolares ou nas creches poderão fazê-lo normalmente, afirma a nota.
A Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB) designou grupo de advogados ligados às áreas de Direitos Humanos e Segurança Pública para o acompanhamento da manifestação. A Justiça catarinense já concedeu habeas corpuspara os manifestantes, com o objetivo de que os manifestantes não sejam acusados de crimes que não são tipificados – como, por exemplo, portar uma garrafinha de vinagre, fato que provocou a prisão de um jornalista semana passada na cidade de São Paulo.
A Polícia Militar divulgou uma nota oficial afirmando que vai garantir o livre direito de manifestação dos participantes e acompanhará o movimento por todo percurso realizado. Recomendou também que as pessoas que tenham compromisso levem em conta o horário da manifestação e tenham consciência de que vias podem ser interditadas. A instituição recomenda também que não sejam levadas crianças ao ato.
Cobertura DeOlhoNaIlha
O DeOlhoNaIlha preparou um recurso especial para quem quer acompanhar tudo o que se passa nas manifestações de Florianópolis. Trata-se do tumbrl DeOlhoProtesto, que permite acompanhar e postar fotos ligadas às manifestações que ocorrem na Capital.
O canal é aberto a qualquer pessoa. Para participar, basta enviar a foto para o e-mail pkzmujdmvvknz@tumblr.com, colocando o título da foto no campo “assunto” e a legenda no corpo do e-mail, com a hashtag #protestofloripa. A publicação é automática, sem moderação. Além da página do tumblr, as fotos podem ser visualizadas no endereço: www.deolhonailha.com.br/deolhonoprotesto. Além disso, acompanhe a cobertura no Twitter.
IMPORTANTE: adicione o e-mail pkzmujdmvvknz@tumblr.com como contato, para facilitar o envio da foto.