spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

“Malu”, filme brasileiro vencedor do Festival do Rio tem estreia exclusiva no Paradigma Cine Arte

Variedades“Malu”, filme brasileiro vencedor do Festival do Rio tem estreia exclusiva no...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Este é o primeiro longa-metragem do diretor Pedro Freire

O filme brasileiro “Malu”, primeiro longa-metragem do diretor Pedro Freire, estreia nesta quinta-feira, 28 de novembro, no Paradigma Cine Arte. O longa já vem conquistando diversas premiações, como no Festival do Rio. A programação fica em cartaz até o dia 4 de dezembro, nas sessões das 18h40.

A produção foi selecionada para a mostra competitiva da Première Brasil da 26ª edição do Festival do Rio, conquistando os prêmios de Melhor Longa- Metragem de Ficção, Melhor Roteiro para Pedro Freire, Melhor Atriz para Yara de Novaes e um prêmio duplo de Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha e Carol Duarte. 

Ambientado nos anos 1990, a narrativa acompanha a história de Malu (Yara de Novaes), uma mulher de meia idade, e atriz desempregada, que vive das memórias de seu passado glorioso. A complexa relação com sua mãe conservadora, com quem divide casa em uma favela do Rio de Janeiro, e o relacionamento conturbado com a filha adulta, faz com que ela se veja presa a um verdadeiro caos existencial. 

É um filme que enxerga com um olhar sensível temas como maternidade, saúde mental e complexas relações familiares. Também reflete o pano de fundo da ditadura militar, abordando como traumas, memórias e dores não superadas atravessam gerações, especialmente em um núcleo familiar feminino que busca acolhimento e resistência.

Outras produções também estão em cartaz, como “Dying – A Última Sinfonia”, de Matthias Glasner, na sessão das 10h30; “Retrato de Um Certo Oriente”, com direção do cineasta brasileiro Marcelo Gomes, às 14h; “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, no horário das 16h; e “Black Tea – O Aroma do Amor”, do diretor Abderrahmane Sissako, às 20h45.

* Na terça-feira, 3 de dezembro, não haverá a sessão das 18h40 devido ao projeto Terças Sonoras.

A programação completa pode ser conferida no @paradigmacinearte ou https://paradigmacinearte.com.