Este é o primeiro longa-metragem do diretor Pedro Freire
O filme brasileiro “Malu”, primeiro longa-metragem do diretor Pedro Freire, estreia nesta quinta-feira, 28 de novembro, no Paradigma Cine Arte. O longa já vem conquistando diversas premiações, como no Festival do Rio. A programação fica em cartaz até o dia 4 de dezembro, nas sessões das 18h40.
A produção foi selecionada para a mostra competitiva da Première Brasil da 26ª edição do Festival do Rio, conquistando os prêmios de Melhor Longa- Metragem de Ficção, Melhor Roteiro para Pedro Freire, Melhor Atriz para Yara de Novaes e um prêmio duplo de Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha e Carol Duarte.
Ambientado nos anos 1990, a narrativa acompanha a história de Malu (Yara de Novaes), uma mulher de meia idade, e atriz desempregada, que vive das memórias de seu passado glorioso. A complexa relação com sua mãe conservadora, com quem divide casa em uma favela do Rio de Janeiro, e o relacionamento conturbado com a filha adulta, faz com que ela se veja presa a um verdadeiro caos existencial.
É um filme que enxerga com um olhar sensível temas como maternidade, saúde mental e complexas relações familiares. Também reflete o pano de fundo da ditadura militar, abordando como traumas, memórias e dores não superadas atravessam gerações, especialmente em um núcleo familiar feminino que busca acolhimento e resistência.
Outras produções também estão em cartaz, como “Dying – A Última Sinfonia”, de Matthias Glasner, na sessão das 10h30; “Retrato de Um Certo Oriente”, com direção do cineasta brasileiro Marcelo Gomes, às 14h; “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, no horário das 16h; e “Black Tea – O Aroma do Amor”, do diretor Abderrahmane Sissako, às 20h45.
* Na terça-feira, 3 de dezembro, não haverá a sessão das 18h40 devido ao projeto Terças Sonoras.
A programação completa pode ser conferida no @paradigmacinearte ou https://paradigmacinearte.com.