Nos últimos dois anos, Florianópolis ganhou 211 novos técnicos em manutenção e montagem de computadores formados pelo Projeto Fênix, iniciativa de inclusão social do Comitê para Democratização da Informática (CDI) de Santa Catarina com patrocínio da Petrobras.
A última turma contemplada por essa parceria tem formatura marcada para esta sexta-feira, 4, no Sapiens Parque. Os novos técnicos são moradores de regiões carentes da Grande Florianópolis.
Em 2013, o Projeto Fênix foi um dos 130 selecionados em todo o Brasil para receber, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, recurso financeiro de forma a ampliar o acesso de jovens em situação de risco às oportunidades de trabalho e alimentar o mercado crescente de TI.
O patrocínio teve duração de dois anos e resultou em 23 turmas com, em média, 10 estudantes cada. As aulas foram ministradas no Norte e Sul da Ilha e no Continente, em laboratórios no Sapiens Parque, Serte, Associação Comunitária Morro das Pedras e na Ação Social Paroquial São José e Santa Rita de Cássia.
Mais aulas
O projeto terá continuidade e os interessados na formação podem se inscrever aqui http://www.cdisc.org.br/projeto-fenix. As aulas ocorrem de segunda a sexta, ao longo de um mês, e são compostas por três módulos — o Básico, para aprender a identificar componentes e a limpar o computador; o Intermediário, para diagnosticar defeitos; e o Avançado, que inclui uma formação em cidadania e ética.