spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 janeiro 2025

Mais de 500 engenheiros debatem futuro da construção civil com BIM em Florianópolis

EventosMais de 500 engenheiros debatem futuro da construção civil com BIM em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O 6º Congresso BIM CREA-SC está reunindo em Florianópolis esta semana mais de 500 profissionais de engenharia do Brasil e de outros cinco países (Portugal, Holanda, Itália, Argentina e Espanha) para debater sobre as inovações e os desafios que o BIM (Modelagem da Informação da Construção) oferece para as edificações. 

O primeiro case de sucesso apresentado na manhã desta terça-feira, no Oceania Convention Center, nos Ingleses, foi a implementação do BIM de forma pioneira no setor de obras públicas na Bahia. A equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) compartilhou a experiência da implementação do BIM na organização. A metodologia centraliza informações e conecta todas as fases do projeto em um modelo 3D, permitindo que uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos, engenheiros civis e elétricos, orçamentistas, entre outros profissionais, colabore de maneira simultânea e eficiente. 

No período da tarde, a empresa europeia Teixeira Duarte – Engenharia e Construções (a mesma que fez a restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis) apresentou a experiência que estão tendo com o consórcio GreeNexUs, que abrange 20 instituições de 9 países da Europa e que busca transformar as infraestruturas urbanas em lugares mais verdes e saudáveis.

Nesta quarta-feira (30), será apresentado outro case internacional: a execução do túnel de drenagem de Lisboa, em Portugal. Um dos palestrantes será Antônio Hipólito, da empresa Mota-Engil Global, que abordará a aplicação do BIM na construção desta obra, cujo valor é de aproximadamente R$1,5 bilhão. 

Já na parte da tarde, o palestrante internacional Enzo Blonk sobe ao palco para abordar o tema da disseminação do Passaporte Digital de Produto (DPP) para a União Europeia, que entrar em vigor a partir de 2027, quando muitos produtos em circulação no mercado europeu, inclusive os importados, deverão ser acompanhados pelo DPP. 

O principal objetivo desta nova legislação é reduzir os resíduos e focar nas estratégias dos 10-R (reparar, reutilizar, reciclar…). Esta legislação faz parte do Acordo Verde da UE, visando tornar a União Europeia o primeiro continente neutro em carbono até 2050 e também aumentar a transparência e segurança nos produtos comercializados. Algumas das primeiras categorias de produtos em foco são ferro, aço, tintas e produtos de construção. 

Para encerrar o Congresso, na quinta e sexta-feira, ocorrerão visitas técnicas em associações e empresas catarinenses, entre elas a AltoQi, a ACATE, CASAN e a FG Empreendimentos, em Balneário Camboriú. 

O Congresso recebe o patrocínio diamante do CREA-SC e das empresas AltoQi, Construtivo, Mútua e Trimble, patrocínio ouro de Sinaenco, Regional SC e Cype, patrocínio prata BIM Fórum Brasil, EBPós, Novas Ideias, Teixeira Duarte, Mota-Engil Global, Consultores BIM e IPOG, patrocínio bronze de Alves Espíndola Engenharia e Consultoria, Arquitetura de Ideias, Oxford Engenharia, Rialto, BitArch, Fabrízio Martins, Bilds, Nova Engevix, Iguatemi, Ábaco e Sotepa e conta com o apoio de mídia da Metrika, Soul e Doity e com o apoio institucional da UFSC, do IFSC, da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Câmara Brasileira de BIM (CBIM), GRANFPOLIS, Clube de Engenharia de Brasília (CEnB), Senge-SC, GET BIM, SINDUSCON Balneário Camboriú e Camboriú, Engenharia sem Fronteiras Núcleo Florianópolis, SINDUSCON Grande Florianópolis, Instituto Nimbus, ANEAC, SEBRAE, WIB, CREA JR, Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), ASHRAE, Associação dos Municípios da Região do Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e SINDUSCON da Foz do Rio Itajaí.

Fotos: Fabrício de Almeida