O empreendimento é construído em uma área de 336 mil metros quadrados e associa tecnologia, meio ambiente e serviços essenciais, em áreas comunitárias para oferecer qualidade de vida
Maior loteamento aprovado e entregue em Florianópolis nos últimos 20 anos, o Real Parque está localizado na SC-403, ao lado do Sapiens Park. O local contará com a Bewiki Floripa Norte, empreendimento tecnológico que oferece studios, espaço coworking, carros por assinatura e saúde que são gerenciados por usuários através de aplicativo. Todos os espaços nos 336 mil metros quadrados são baseados no conceito de Novo Urbanismo, tendência na arquitetura contemporânea. Ao todo, a área é equivalente a quase três estádios da Ressacada e está numa área de 120 mil metros quadrados, divididos em residenciais e reservas naturais.
O Novo Urbanismo nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos e tem se espalhado pelo mundo em busca do equilíbrio do espaço físico para trazer qualidade de vida aos moradores. Nesse sentido, os espaços são planejados levando em consideração as áreas comunitárias, residenciais e verdes dos loteamentos. Alguns exemplos de cidades construídas a partir do conceito são: Celebration, na Flórida (EUA), empreendimento de 1994 que contou com o apoio da Walt Disney Corporation; Copenhagen, capital da Dinamarca; e, em Santa Catarina, o bairro Pedra Branca se propõe a seguir o padrão.
Para implementar o conceito do Novo Urbanismo, todos os serviços essenciais primários estarão disponíveis no loteamento. O crescimento desordenado das metrópoles traz consequências para a rotina. Em Florianópolis, por exemplo, parte considerável da população mora distante do trabalho e de outros centros essenciais para as atividades do dia a dia. É comum que precisem se deslocar por horas, vindo dos Ingleses ou bairros continentais. O planejamento urbano é debatido por meio de políticas como o Novo Plano Diretor.
No Real Parque os moradores podem acessar o anfiteatro ao ar livre, club house, playground, quadra de beach tennis e pista para exercícios. As construções são pensadas para que exista harmonia entre as arquiteturas de todos os espaços. “Queremos manter a qualidade de vida de quem vive por aqui, e, por isso, pensamos em cada detalhe necessário para ter qualidade de vida em comum com o meio ambiente. São 22 mil m² de área preservada no Real Parque”, conta o CEO e engenheiro do empreendimento, Eduardo Gastaldo.
A Bewiki Floripa Norte, empreendimento de economia compartilhada que oferece studios, espaços coworking e gastronômico, áreas de atendimento em saúde e carros por assinatura, terá uma filial no Real Parque. Os espaços físicos do prédio podem ser contratados através de aplicativo, por telefone, e todo o gerenciamento e contratação estará ao alcance das mãos. “O espaço está sendo construído com investimento inicial de R$ 80 milhões. Tudo para facilitar o acesso de quem passa por Florianópolis a serviços de qualidade. Estar ao lado do Sapiens Park é mais um fator que aproxima a Bewiki do ecossistema de tecnologia”, reforça Gastaldo.
Florianópolis é a escolhida para receber a primeira sede da Bewiki, que tem potencial para receber nômades digitais e visitantes de todo o mundo. O prédio está localizado no Centro da capital catarinense, com 99% da infraestrutura finalizada. A construção no Norte da ilha será a segunda do grupo, que também está em Porto Alegre e no Rio de Janeiro. Os espaços de todas as sedes são acessado e contratados por meio do aplicativo.
O engenheiro e CEO do empreendimento lembra: “Sendo uma Ilha, os espaços para construções residenciais em Florianópolis são reduzidos. O desenvolvimento precisa ser planejado de acordo com as necessidades sócio-ambientais. São diversas as estratégias possíveis e o Real Parque Norte tem olhado para isso. Inclusive, com o apoio da tecnologia na oferta dos serviços, como é o caso da Bewiki”.