spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Maior coworking familiar do Brasil inaugura em Florianópolis, em janeiro de 2023 

NegóciosMaior coworking familiar do Brasil inaugura em Florianópolis, em janeiro de 2023 
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com estrutura para receber adultos e crianças, o local está preparado para atender demandas profissionais e de brincadeiras e desenvolvimento dos pequenos

O evento de inovação aberta “MOMDAY”, realizado na última semana, marcou o início do novo ciclo de um empreendimento já conhecido – e muito querido – em Florianópolis, o Caracóis& Caramujos. A partir de 7 de janeiro de 2023, o estabelecimento passa a ser o maior coworking familiar do Brasil e sua sede, no Oka Floripa, localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina, será inaugurada oficialmente. Na ocasião, será possível conhecer todo o espaço que foi minuciosamente projetado para acolher as demandas dos integrantes da família. Assim, os adultos poderão trabalhar e fazer networking, enquanto as crianças brincam e se desenvolvem, sendo que cada uma das atividades tem o espaço ideal para ser realizada. Além disso, a estrutura dispõe de um Espaço da Família, para que toda a família possa brincar junto.

Com foco no relacionamento B2B, o MOMDAY reuniu influenciadoras e comunicadoras, muitas delas clientes do antigo café, na Lagoa da Conceição, para uma tarde de Co-Criação. Juntas, as convidadas e a equipe do coworking, liderada pelas sócias Aline Fedoruk e Glenda Barcarol, elencaram as dificuldades em comum e buscaram as soluções em forma de produtos e serviços que poderão ser oferecidas no coworking familiar. 

Afinal, para atender a demandas de todos os integrantes da família é preciso pensar além do espaço de trabalho. Entre os ambientes que formam o atual Caracóis&Caramujos estão: espaços para contraturno, em que a criança poderá ir de três a cinco vezes por semana; coworking com mais de 60 posições de trabalho, com várias modalidades de planos; espaço para festas e eventos, para apresentações artísticas com direito a palco e divisórias modulares que se adaptam ao tamanho do público de determinado evento; e, como não poderia ser diferente, brinquedos de madeira, que conquistam crianças de várias idades.   

“Achamos importante reforçar que as estações de trabalho do coworking são em um espaço separado das salas de contraturno e até do nosso teatro, justamente para que o tempo de trabalho seja o mais aproveitável possível”, destaca Glenda. Enquanto a criança estiver no contraturno, com a educadora, por exemplo, a pessoa responsável pela criança pode realizar todas as funções de trabalho dela: reuniões que podem ser em salas privativas, produções no computador, ligações entre tantas outras atividades que, por vezes, são mais difíceis de serem feitas enquanto cuida-se de uma criança.  

“Um dos nossos objetivos é viabilizar o tempo de qualidade das famílias. Se elas quiserem trabalhar, ter um tempo com seu pitico, um tempo para si, conectar-se com outras pessoas, promover encontros corporativos e culturais, nosso espaço possibilita experiências que contemplam todas essas necessidades”, reforça Aline. De acordo com as sócias, outra meta do Caracóis&Caramujos é fomentar o mercado B2B, principalmente da região Sul de Florianópolis, para fortalecer a expertise de cada profissional, ao mesmo tempo em que acolhe as demandas inerentes às famílias. 

Otimizar o tempo, cuidar mais de si, voltar a trabalhar, se recolocar no mercado de trabalho, ter uma parceria em casa que realmente compartilhe as tarefas de cuidar de uma criança, estão entre as dificuldades das mulheres/mães que estiveram no evento de co-criação. As soluções sugeridas são diversas e, segundo Glenda e Aline, possíveis de colocar em prática, entre elas um espaço para o desenvolvimento do autoconhecimento de homens e mulheres, grupos de apoio e espaços para conscientização sobre diferentes assuntos estão entre as sugestões que o grupo elencou. Vale reforçar, ainda, que a equipe do estabelecimento vai criar produtos e serviços sempre com a ajuda da comunidade local, que terá espaços para sugerir ideias e inovações. Para o dia 7 de janeiro de 2023, no entanto, as ações estão definidas. Será um evento Open Fun, gratuito, com duas sessões com direito a apresentação do espaço, seguido de um espetáculo teatral e uma visita aos ambientes que formam o Caracóis&Caramujos, Para participar, será necessário fazer uma inscrição prévia. A partir do dia seguinte, 8/1, o local começa a funcionar normalmente.