spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Macarronada Italiana completa 30 anos de homenagens à gastronomia

MarketingMacarronada Italiana completa 30 anos de homenagens à gastronomia
spot_img
spot_img

Compartilhe

Desde 1979, quando Ézio Librizzi decidiu render-se aos encantos da cozinha italiana, a Macarronada encanta os paladares ilhéus

Em 1979, um italiano chamado Ézio Giannino Librizzi chegou a Florianópolis. Seguindo os passos dos tios, já instalados em Balneário Camboriú, Librizzi decidiu inaugurar a primeira Macarronada Italiana, no antigo campo do Avaí, onde hoje é o Beiramar Shopping. Em 1983, a casa mudou-se para uma construção mais ampla com entrada para a Avenida Beiramar Norte e para a Rua Bocaíuva. Hoje, 30 anos depois, a Macarronada Italiana é referência de boa comida na cidade, tanto para turistas e artistas como para os moradores da Capital que há mais de duas décadas testemunham a qualidade e a personalidade dos pratos preparados pelas mãos hábeis de Ézio Giannino Librizzi.

Dois motivos fizeram com que o chef trocasse a Itália, por Florianópolis: a namorada florianopolitana e a vontade, desde criança, de morar perto do mar. A Ilha de Santa Catarina, similar em alguns aspectos a sua terra natal, fez com que Librizzi se sentisse em casa e tivesse também menos saudades da sua Itália. Atualmente, Librizzi mora no Sambaqui, numa casa à beira mar, e revela que, adora a paisagem em frente à casa: as luzes da cidade refletindo no mar, os montes de Rancho Queimado ao fundo e o pico do Gigante Adormecido. Pai de três filhas nascidas na Ilha, Librizzi é um apaixonado por Florianópolis, pelo seu povo simples e hospitaleiro e garante: “vou continuar na Ilha ainda por muito tempo, disseminando a cultura italiana e as delícias da minha terra”.

Durante todo este tempo, Librizzi preocupou-se em integrar os imigrantes italianos à comunidade catarinense e em divulgar os costumes, a cultura e a tradição de sua terra natal, apoiando ações culturais. As iniciativas renderam-lhe a Comenda Cavaliere dell’ Ordine della Republica. O título, que é concedido pelo governo da Itália aos genuínos representantes de sua cultura ao redor do mundo.

O italiano apaixonado por Florianópolis também foi pioneiro em apresentar as delícias da cozinha mediterrânea ao paladar ilhéu. A combinação de massas e frutos do mar da gastronomia do mediterrâneo já é bem disseminada na cidade, mas o responsável por esta paixão foi o chef Librizzi. Graças a Ézio, o paladar ilhéu também foi apresentado às trufas, iguarias apreciadíssimas nas rodas da alta gastronomia.

O primeiro restaurante da Macarronada Italiana nasceu em Balneário Camboriú em 1960. O tio de Librizzi, Bruno, mudara-se para aquela cidade com a esposa Nalda e as filhas, para descansar após sua aposentadoria, seguindo o exemplo de outro casal de amigos italianos: Bruno e Nella. O casal fez muitos amigos na sociedade catarinense que freqüentava o balneário e, para retribuir a hospitalidade e o carinho daquela gente, começou a convidá-los para degustar as “macarronadas” preparadas por Nella e Nalda. O que se seguiu foi um festival de pedidos e auto-convites para degustar novamente a “macarronada italiana”. Foi desta forma que a sala da casa do Bruno se transformou no restaurante Macarronada Italiana.

Serviço:

Macarronada Italiana
– Avenida Beira Mar Norte, 2458 – Centro – Florianópolis
Telefone: 3223-2666
– Avenida das Rendeiras, 2016 – Lagoa da Conceição – Florianópolis
Telefone: 3232-5520
Site: www.macarronada.com.br
Funcionamento: Diariamente das 11:00 às 01:00