spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Livro resgata trajetória do professor e advogado Hélio Barreto dos Santos

VariedadesLivro resgata trajetória do professor e advogado Hélio Barreto dos Santos
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina promove nesta quarta-feira, dia 12, o lançamento do livro “Hélio Barreto dos Santos: Magister Vocat Me”, de autoria de Ricardo José da Rosa e Carlos Alberto Maciel. O lançamento ocorrerá no auditório da sede do Instituto (Avenida Hercílio Luz, 523) a partir das 17h.

O livro resgata a vida e a obra do falecido professor de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Hélio Barreto dos Santos. Ricardo Rosa e Carlos Alberto Maciel são professores, advogados e integrantes do Instituto dos Advogados de SC (Iasc), que apoia o evento. Com 136 páginas, o lançamento é da Editora Dois Por Quatro.

Rosa e Maciel foram alunos de Hélio Barreto dos Santos, considerado um professor por eles como um mestre carismático, além de advogado combativo e competente, foi também exímio latinista, gramático, orador e romanista por excelência.

Nascido em 1930 no Sul catarinense, Hélio Santos lecionou em diversas escolas do Estado, mas foi na UFSC, como fundador e primeiro diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC de 1986 a 1989, que se revelou em toda a sua grandeza. “É um livro que foi escrito com carinho, devoção e esmero de ex-alunos ao seu mestre”, destaca o presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej), José Isaac Pilati.

“O livro Hélio Barreto – Magister Vocat Me apresenta a biografia de um dos mais importantes professores de português, latim e Direito Romano, que ainda hoje é lembrado com saudades por seus ex-alunos pela sua voz forte e o dom da oratória.  O livro ainda apresenta os fatos históricos mais importantes de sua época”, destaca Ricardo José da Rosa.

Presidente do Conselho Deliberativo do Iasc e atual ocupante da Cadeira nº 3 da Acalej, cujo patrono é Hélio Barreto dos Santos, Ricardo Rosa é graduado pela UFSC em 1972, formado pela Escola Superior da Magistratura em 1990 e pós-graduado, a nível de especialização, em Direito do Trabalho pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 1996. Ex-procurador do município de Florianópolis, é servidor aposentado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região, onde exerceu a função de assessor de juiz do TRT até dezembro de 2003, quando obteve aposentadoria. Entre outros, Rosa é autor do livro Jurisprudência Trabalhista Catarinense.

Ocupante da cadeira 23 da Acalej, Maciel é graduado em Letras-Português/Francês e em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorados na França. É professor emérito da Universidade de Nantes, membro pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Nice e foi diretor do Departamento de Português das Universidades de Nice e de Nantes; presidente do Conselho Científico e vice-diretor do Centro Internacional de Línguas (CIL) de Nantes. Condecorado pela Medalha JK pelo Governo de Minas Gerais, é professor e pesquisador visitante do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (Nupill) da UFSC.