spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Livro “Caminho Brasileiro Santiago de Compostela: Um Caminho na Ilha da Magia” será lançado em Florianópolis

VariedadesLivro “Caminho Brasileiro Santiago de Compostela: Um Caminho na Ilha da Magia”...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Na obra, a autora Lígia Maria Knabben Becker mostra o porquê a Capital catarinense está na rota dos peregrinos

A peregrina Lígia Maria Knabben Becker lançará o livro “Caminho Brasileiro Santiago de Compostela: Um Caminho na Ilha da Magia”, no dia 16 de novembro, às 19h, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. A ideia de produzir a obra nasceu do encantamento e do desejo da autora de mostrar em palavras e imagens a beleza de um cantinho da Ilha de Santa Catarina, lugar onde mora, e mostrar os motivos de Florianópolis fazer parte do circuito internacional de peregrinações.

O livro apresenta a beleza dos costões, das praias e das pessoas da cidade. Gente de rezas e benzedeiras, de pescadores com histórias de assombrar. Das lendas do Boitatá e das bruxas de Cascaes.

“A obra não pretende ser um guia ou manual de viagens. Trilha entre os saberes de alguns autores manezinhos, filhos nascidos ‘nesta ilha do atlântico sul onde se repete todos os dias o milagre da multiplicação da beleza’, como bem definiu o jornalista ilhéu Sérgio da Costa Ramos.”, declara a autora.

O livro é um convite a uma jornada na qual se pode descobrir passo a passo a face norte da Ilha, cenário da partida da rota do Caminho Brasileiro Santiago de Compostela, que inicia na praia de Canasvieiras, terminando na praia dos Ingleses, portanto da porta da sua casa até La Corunã, na Espanha, chegando à Catedral de Santiago de Compostela.

Por que o Caminho Brasileiro de Santiago em Florianópolis?

Ao percorrer as páginas do “Caminho Brasileiro Santiago Compostela: Um Caminho na Ilha da Magia”, o leitor logo identifica o porquê da escolha desse caminho e do nome dado à obra. A começar pela semelhança da região litorânea da capital catarinense com as terras de além-mar em La Coruña, no  noroeste da  Espanha, a beleza da sua costa, da sua história e herança do povo “galego”.

Soma-se a isso a capacidade de Florianópolis enfeitiçar todo aquele que atende seu chamado para conhecer seus encantos. Pelo patrimônio histórico e cultural e a infraestrutura da cidade, pelas praias luminosas, trilhas e costões cercados de natureza exuberante que despertam a vontade de se fazer peregrino e de se conectar com o universo do andar a pé.

“A beleza e a contemplação da natureza favorecem uma caminhada tanto de aventura quanto de experiência espiritual”, destaca Lígia.

Ao produzir esse livro, a autora faz um convite para que o leitor conheça a Ilha e o feitiço dessa rota. Que ao folhear sinta a inspiração para começar sua jornada peregrina justamente na Ilha, no mágico Caminho Brasileiro Santiago de Compostela e lembrar que ela continua do outro lado do Atlântico.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro “Caminho Brasileiro Santiago de Compostela: Um Caminho na Ilha da Magia”

Quando: 16 de novembro

Horário: 19h

Local: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis

Sobre a autora

Lígia Maria Knabben Becker nasceu em Brusque, Santa Catarina, e foi lá que viveu os primeiros anos da sua vida. Mudou-se para Florianópolis, onde reside até hoje, e considera-se uma manezinha adotada pela Ilha.

Graduada em Letras pela UFSC, foi professora de Português e de Literatura. Tem Pós- Graduação em Psicologia Transpessoal, é teósofa, e praticante de Tai Chi Chuan no Grupo Wulin de Práticas Orientais. Há décadas participa de um Círculo de Mulheres, grupo de entreajuda, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Como seus antepassados, gente da terra, cultiva o gosto pela natureza, especialmente pelas árvores, aprecia ainda o viver à beira-mar, caminhar em grupos e também sozinha em silêncio, sem deixar de priorizar a família com seus três filhos e cinco netos.

Peregrina há mais de vinte anos, percorreu o Caminho de Santiago de Compostela diversas vezes, a trilha inca de Machu Picchu no Peru, o Caminho de Shikoku no Japão, vários Caminhos Brasileiros e também Caminhos em Santa Catarina.

Traz na bagagem de infância o gosto pela leitura e pela escrita que vieram desaguar em quatro livros de participações coletivas: Olhar Peregrino I, Olhar Peregrino II , Memória Peregrina- Vinte Anos da ACACSC e A pé pelo Brasil.

Em 2010, escreveu Mulheres no Caminho sobre suas experiências no Caminho de Santiago.

Tem artigos publicados no site da ACACSC e na revista espanhola Peregrino.

Agora, com o Caminho Brasileiro de Santiago, a autora caminha pelas belezas da rota na ilha catarinense, da porta de sua casa até La Coruña, Espanha, chegando mais uma vez às portas da Catedral em Santiago de Compostela.