spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Livraria Catarinense apresenta exposição fotográfica que destaca os problemas ambientais da América Latina

GeralLivraria Catarinense apresenta exposição fotográfica que destaca os problemas ambientais da América...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A livraria Catarinense do Centro de Florianópolis está expondo no mês de março a mostra fotográfica “Viajando e Fotografando Desarmonias”. O público poderá conferir de perto o trabalho do fotógrafo Roberto Luiz Colaço, que durante os anos de 2006 e 2011 fez registros de problemas ambientais em diferentes pontos da América do Sul. A viagem, que percorreu no total quase 200 mil km, passou pelo Brasil, Guiana, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Argentina, Chile, Peru e Venezuela. A entrada é gratuita e a exposição ficará até o dia 31 deste mês.

As fotografias retratam biomas de locais como a Costa Atlântica, o Sertão Nordestino, a Gran Sabana Venezuelana, o Planalto Central, o Chaco Argentino, o Deserto do Atacama, o Altiplano Boliviano e Peruano, a Patagônia e a Floresta Amazônica.

Por meio destes biomas, Roberto apresenta ao público pessoas, bichos, cidades e pequenas comunidades, descortinando harmonias e desarmonias. “Como não tinha, a priori, um tema a fotografar, viajei clicando um pouco de tudo. Já que há muito tempo me interesso pelas questões ambientais, e relendo meus diários de bordo no site www.mundovirado.com.br, achei o fio da meada”, conta o fotógrafo.

Ao total, foram tiradas mais de 20 mil fotos, das quais 22 foram selecionadas para compor os painéis da exposição, que trazem, além das imagens, textos sobre os biomas mostrados. Além da mostra, Roberto Luiz Colaço lançou recentemente o livro Mundo Virado – Revirando a América do Sul (R$ 39,90), que traz 52 histórias e 280 fotografias.