spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Lira Tênis Clube oferece aulas exclusivas de natação para autistas e já registra resultados positivos

EsportesLira Tênis Clube oferece aulas exclusivas de natação para autistas e já...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Clube da capital oferece vagas gratuitas ou com desconto para famílias carentes.

             Neste dia 2 de abril  é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e há quase dois anos o Lira Tênis Clube, bem no Centro de Florianópolis, oferece aulas de natação exclusivas para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos com transtorno do espectro autista. São três turmas específicas de natação com oito alunos cada, as aulas têm 45 minutos de duração e acontecem em uma piscina infantil aquecida entre 29º e 30º. Além do ambiente acolhedor e confortável, são utilizados materiais seguros para este público que participa das aulas acompanhado de pais e/ou responsáveis.

             “O projeto visa atender estas crianças com uma metodologia diferenciada, respeitando o tempo de cada criança no seu desenvolvimento, buscando atingir os objetivos propostos em cada aula, dentro do conteúdo programático da natação”, explica a Coordenadora de natação do Lira, Claudia Benedet. Participam ainda desta ação exclusiva para este público na Grande Florianópolis, e que atualmente já atende 15 alunos, as professoras de natação Thiara Menuci Bordin Cronthal, Elisandra Ferrari Alves e Franciane Temochko, todas com capacitação especial para atender este público.

             Entre os benefícios destes alunos especiais estão o aumento da habilidade motora, melhora da cognição, independência, sociabilidade, efeito calmante, diminuição das estereotipias e aumento da linguagem que resultam no aumento das capacidades como um todo, independência e segurança aquática. “O Eduardo, que tem 9 anos, começou a participar das aulas há 1 ano e 5 meses e no começo ele nem queria molhar a cabeça, agora ele já mergulha pega os brinquedos debaixo da água e progrediu muito com a natação, pois adora participar das aulas”, conta a mãe Ivone Lucio da Silveira sobre a experiência do filho com as aulas no Lira.

           “O autismo é uma condição repleta de características distintas em cada criança. No início das aulas de natação no Lira, não sabíamos o que esperar em relação ao aproveitamento dos nossos pequenos. Com o passar do tempo, conseguimos perceber os avanços em relação à socialização, autoestima, foco e equilíbrio.  Meu filho perdeu o medo da água, aprendeu a nadar e as aulas são esperadas ansiosamente por ele a cada semana. Só há pontos positivos nesses encontros” relata outra mãe, Vilma Maria da Rosa Stolf, que leva seu filho Tiago de 8 anos e com autismo nível de suporte 1, há 1 ano e 6 meses nas aulas de natação no Lira.
 

               Pensando em ampliar o alcance deste benefício aos portadores de espectro autista, o Lira oferece ainda vagas gratuitas ou com 50% de desconto nas aulas de natação diante da comprovação de renda familiar até três salários-mínimos. “Entendemos que o clube precisa servir não só seus associados, mas expandir benefícios à comunidade, em especial nestes casos que envolvem crianças e adolescentes que precisam destas atividades para se desenvolver, por isso, ampliamos nosso público aos que não tem condições de pagar pelas aulas”, explica Carlos Eduardo Ferrarini Cardoso, presidente do Lira Tênis Clube, sobre as vagas gratuitas ou com desconto.

 Conheças os objetivos gerais das aulas de natação para autistas oferecidas no Lira Tênis Clube

– Melhorar a parte motora trabalhando a noção de corpo no espaço e o equilíbrio através dos movimentos e exercícios propostos;

– Melhorar a cognição através de jogos e brincadeiras estimulando o raciocínio;

– Aumentar a independência trazendo autoconfiança na medida que executa as atividades de maneira autônoma;

– Aumentar a socialização, pois a prática em grupo possibilita uma maior interação social e troca de experiências;

– Ter efeito calmante, pois ajuda a relaxar a criança autista que está sujeita a tensões e crises, auxiliando na autorregulação;

– Diminuir as estereotipias ajudando a diminuir as ações repetitivas ou as ritualísticas;

– Aumentar a linguagem com ampliação do trabalho verbal pelas atividades de ver, ouvir e interpretar os exercícios;

– Aumentar a segurança com o aprendizado de técnicas de segurança aquática para prevenção de riscos e acidentes com técnicas de natação;