Evento faz parte da programação da tradicional Procissão do Senhor dos Passos, realizada pela Irmandade que a nomeia
A tradicional Procissão realizada desde 1766 em Florianópolis, a Procissão do Senhor dos Passos, terá no próximo dia 26 um de seus pontos altos, com a lavação da imagem, realizada por crianças com até sete anos, que representam a inocência e a pureza. Tradicionalmente a lavação é feita 15 dias antes da Sexta-feira Santa.
Após a lavação toda a água utilizada na lavagem será misturada com água benta e será distribuída aos fiéis, com apoio da Santa Rita, que disponibilizará 1.000 garrafas pet de 350 ml para facilitar a distribuição. Os que preferirem podem levar seus próprios recipientes. A distribuição será realizada na Capela Menino Deus.
A imagem do Senhor dos Passos, de grande valor artístico, foi esculpida pelo baiano Francisco Chagas. Para quem a contempla proporciona visões diferenciadas, conforme o ângulo de observação. O destino inicial da imagem era a cidade Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O barco que a trazia fez escala, para abastecimento, na antiga Desterro e após três tentativas frustradas em seguir viagem a Rio Grande, devido à fortes tempestades inesperadas, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na Desterro, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto.
A procissão do Senhor dos Passos, uma tradição secular que reúne todos os anos milhares de fiéis representa o caminho sofrido de Jesus em seus últimos minutos de vida, sua crucificação, a morte e sua ressurreição. Este ano o evento acontece nos dias 28 e 29 de março.