spot_imgspot_img
Florianópolis, 29 novembro 2024
spot_imgspot_img

Lançamento da Benefest acontece nesta quinta-feira em Florianópolis

EventosLançamento da Benefest acontece nesta quinta-feira em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Vilson Groh reúne voluntários, nesta 5ª, para lançamento da Benefest

Renda obtida com evento é revertida para as obras do Centro de Educação e Evangelização Popular, que atende 350 crianças e adolescentes do bairro Monte Cristo.

O padre Vilson Groh, um dos mais importantes líderes comunitários da Grande Florianópolis, reúne voluntários e parceiros, nesta quinta-feira, às 14h30min, para um balanço do trabalho realizado no Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep), no bairro Monte Cristo, na Capital. Durante o encontro, será lançada a 5ª edição da Benefest, cuja renda reverte integralmente para os projetos sociais do Cedep, que atendem crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. O padre Vilson fará um relato sobre o trabalho que vêm desenvolvendo no local, os projetos do Cedep e as ações que foram realizadas com recursos arrecadados com a festa, organizada por voluntários. Também nesta quinta-feira começa a venda de camisetas-ingresso para o evento, que acontece dia 15 de agosto, no LIC.

O Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep) é uma Organização Não-Governamental, criada em 1987, sendo um dos mais antigos projetos liderados pelo padre Vilson Groh. Além do apoio dos voluntários, o Cedep conta com uma equipe de 23 profissionais. O principal projeto é a Oficina do Saber, que oferece aulas de artes plásticas, artes cênicas, música, dança, capoeira, basquete, informática, educação física, futebol e arte literária para crianças e adolescentes, sempre no período oposto ao escolar. Além disso, o centro tem atividades de artes e culinária para mulheres e atendimento psicológico para as famílias.

O trabalho de inserção social realizado pelo padre Vilson tem sido reconhecido pela comunidade e já rendeu diversos prêmios e homenagens, dentre os quais o Prêmio de Direitos Humanos do Estado de Santa Catarina, o título estadual de Cidadão Honoris Causa, o Prêmio Betinho de Atitude Cidadã e o Troféu Amigo da Comunidade. Padre Vilson coordena também outras quatro organizações não-governamentais – o Centro Cultural Escrava Anastácia, a Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente, o Centro Social Elizabete Sarcam e o Centro Social Marista Irmão Celso Conte.

Para o secretário André Luis Mendes da Silveira, da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, os projetos coordenados pelo padre Vilson Groh são essenciais para a redução da criminalidade. “Para retirar o jovem do crime do tráfico são necessárias duas ações muito simples. Uma é trabalhar a sua auto-estima, e a outra é criar oportunidade para que esses jovens tenham um futuro. E os trabalhos coordenados pelo padre Vilson atendem a essa demanda”, afirma. O secretário diz que o Governo pretende incrementar a parceria, iniciada com projetos no Centro Cultural Escrava Anastácia, no Maciço do Morro da Cruz.