spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Lançamento do livro "A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina"

EventosLançamento do livro "A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina"
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Mata Atlântica desvendada em livro

Depois de quatro anos de muito trabalho, chega às livrarias nesta quarta-feira o livro “A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina”. Resultado da parceria entre as biólogas Victoria Bisheimer e Cristina Santos, e o jornalista e fotógrafo Victor Emmanuel Carlson, o livro trata dos ambientes, da flora e da fauna existente na Ilha de Santa Catarina. O lançamento ocorre na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi a partir das 19h30.

O livro, densamente ilustrado, tem 272 páginas com textos detalhando os diferentes ambientes da Mata Atlântica existentes na Ilha de Santa Catarina, como dunas, manguezais, florestas e restingas. Além disso, 92 espécies da fauna e da flora são apresentadas através de textos que revelam a distribuição geográfica, o comportamento, as características e as curiosidades de cada planta e animal. “Este livro é um excelente guia de campo para as pessoas conhecerem e explorarem melhor a riqueza ambiental da Ilha”, afirma Victoria.

Cada etapa foi resultado de um extenso trabalho de campo e de pesquisa para agrupar as informações da Mata Atlântica aqui existente. “Nosso maior desafio foi transformar a informação científica num texto acessível e atraente para aproximar o leitor da beleza natural existente neste lugar”, explica Cristina. A obra oferece mais de 250 fotografias, a maioria coloridas, das paisagens da Ilha e de animais e plantas.

O fotógrafo aproveitou a extensa malha de trilhas e caminhos da Ilha para registrar as paisagens que melhor representassem os ambientes tratados no livro e fotografar as diversas espécies de plantas e animais, além daquelas que foram citadas na obra. Para isso, Victor percorreu cada canto da Ilha. “Só não fotografei na Base Aérea, o restante da Ilha foi coberto no levantamento fotográfico”, comenta o fotógrafo. Apenas 22 fotografias foram registradas fora da Ilha, e foram publicadas por apresentar uma aproximação com a espécie que não foi alcançada aqui. Entre as espécies de plantas e animais citadas no livro, publicado pela Lagoa Editora, estão o garapuvu, bromélias, orquídeas, palmito, cedro, mangue-vermelho, jerivá, lontra, jacaré-de-papo-amarelo, colhereiro, gralha-azul, garça-moura, fragata, entre muitas outras.

Quando: Dia 09/12/2009 às 19h30 na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi
Entrada Franca