A Lagoa do Peri , em Florianópolis, recebeu este mês a certificação Bandeira Azul. O selo é concedido às praias e marinas que cumprem os critérios divididos em: educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental. As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura.
O processo de avaliação dos itens necessários para a obtenção da Bandeira Azul passou por um Júri Nacional e Internacional, sendo que as medidas tinham de ser cumpridas antes o início da temporada 2015/2016.
Para que pudesse ser contemplada com esta distinção a Lagoa do Peri precisou passar por alguns processos, como a reestruturação do banheiro, acessibilidade, atividades voltadas a educação ambiental, testes de balneabilidade. Com a aplicação do selo será afixada no local uma placa com informações referentes a aplicação da Bandeira Azul.
A temporada começará oficialmente a partir do dia 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até, no máximo, dia 15 de dezembro. O objetivo do programa é unir turismo e lazer às questões ambientais no âmbito local, regional, nacional e internacional.
Esse é o primeiro ano em que há a inclusão de duas praias de água doce entre as certificadas, o que, segundo Leana, coordenadora nacional do Bandeira Azul, pode ser um incentivo para que os balneários de todo o território nacional, incluindo rios, lagos e represas, busquem o reconhecimento e possam ser premiados pelo Bandeira Azul.
Praias e marinas certificadas – Temporada 2015/2016:
Praia do Tombo – Guarujá, SP
Prainha – Rio de Janeiro, RJ
Praia do Remanso – Rio das Ostras, RJ
Lagoa do Iriry – Rio das Ostras, RJ
Praia de Palmas – Governador Celso Ramos, SC
Lagoa do Peri – Florianópolis, SC
Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe – Salvador, BA
Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ
Marinas Nacionais – Guarujá, SP
Praias em projeto piloto
Praia Grande – Governador Celso Ramos, SC
Itacoatiara – Niterói, RJ
Sossego – Niterói, RJ
Praia de Areia Vermelha – Cabeledo, PB