A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) através da Diretoria de Gestão Ambiental dará inicio a um Programa de recuperação da Lagoa da Chica , que hoje sofre com assoreamento, depósito de inertes e queimadas constantes. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Os profissionais do Departamento de Unidades de Conservação (DPUC) realizaram uma vistoria no local com a finalidade de avaliar os danos e traçar um planejamento das ações que serão desenvolvidas na área.
Uma das primeiras atividades vai ser a retirada de entulhos depositados em seu entorno e o plantio de mudas nativas e o monitoramento constante por parte da Fiscalização Ambiental com a finalidade de evitar que as agressões ambientais continuem.
A Lagoa da Chica localizada no Campeche, Sul da ilha de Santa Catarina, é uma Área de Preservação Permanente que possui uma extensão de 4,6 hectares, foi tombada como patrimônio natural e paisagístico do município de Florianópolis pelo decreto municipal n° 135/88.