fique por dentro de floripa

- Saúde - Laboratório Santa Luzia oferece vacina de gripe a partir de hoje

16.03.2020

Laboratório Santa Luzia oferece vacina de gripe a partir de hoje

16.03.2020
Laboratório Santa Luzia oferece vacina de gripe a partir de hoje
Foto: foto vacina - créditos Divulgação

População protegida contra a influenza resulta em redução de infecções respiratórias na comunidade e contribui ainda para diminuir a eventual confusão dos sintomas da gripe com os de infecção por coronavírus

O Laboratório Santa Luzia que atua em Santa Catarina há mais de 45 anos, antecipa a campanha de vacinação contra a gripe influenza para hoje, segunda-feira, 16/3. O Santa Luzia faz parte da Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina. Estará disponível a dose quadrivalente da vacina que protege contra quatro tipos de vírus: H1N1, H3N2, influenza do tipo B Victoria e do tipo B Yamagata. A iniciativa segue a ação do Ministério da Saúde que também antecipará a Campanha Nacional de 2020, e disponibiliza as primeiras doses a partir de 23 de março. Segundo a médica patologista clínica, diretora técnica do Laboratório Santa Luzia, Annelise Wengerkievicz Lopes, apesar de toda visibilidade dada à infecção pelo coronavírus, a infecção pelo vírus influenza representa anualmente um desafio para os serviços de saúde, resultando em mortalidade principalmente em populações de risco. “A vacinação de toda a população poderá contribuir com o menor número de pacientes com doença grave buscando serviços de saúde, que poderão estar sobrecarregados devido à pandemia”, explica a médica.

As 130 mil doses da vacina estarão disponíveis em 15 laboratórios que integram a Dasa, totalizando 71 unidades em todo o Brasil. Vale lembrar, ainda, que em 2019 a infecção pelo H1N1 provocou 796 mortes no Brasil. Na Grande Florianópolis serão cerca de 5 mil doses disponibilizadas pelo Santa Luzia. “Antecipamos a campanha porque a vacina deixa o sistema imunológico protegido contra cepas do vírus influenza, que é muito mais comum que o coronavírus”, explica Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.

Após a Organização Mundial da Saúde declarar ontem, 12, estado de pandemia, toda iniciativa que contribua para proteger a população é prioridade. “A vacina influenza não diminui o risco de contágio pelo novo coronavírus, apenas protege o paciente de desenvolver outras doenças respiratórias. Como consequência, pode diminuir também a possibilidade de confundir sintomas de gripe como os de infecção por coronavírus”, reforça Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.  

Eficácia da dose: A OMS monitora constantemente as cepas do vírus influenza em circulação e atualiza a vacina para as mutações que o vírus sofre ao circular ao redor do mundo. A versão 2020 da vacina quadrivalente é atualizada, daí a importância que, principalmente, o público-alvo prioritário seja vacinado. Esse ano o Ministério incluiu no grupo de risco adultos a partir de 55 anos, além dos já conhecidos: gestantes, puérperas, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Quem deve tomar a vacina da gripe?
Em função da epidemia, toda a população deve tomar a vacina da influenza. Prioritariamente tomam os grupos de risco:
• Idosos com mais de 60 anos
• Adultos com 55 a 59 anos
• Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
• Gestantes
• Puérperas que deram à luz nos últimos 45 dias
• Trabalhadores da área de saúde
• Professores de escolas públicas e privadas
• Povos indígenas
• Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (veja mais abaixo)
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas
• População privada de liberdade
• Funcionários do sistema prisional
• Profissionais de forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo)

Serviço
Unidades do Laboratório Santa Luzia que terão vacina da gripe
Matriz – Centro – Rua Dom Joaquim, 660
Estreito - Rua Manoel de Oliveira Ramos, 147, loja 01, Estreito

Sobre o Laboratório Santa Luzia

O Laboratório Santa Luzia, centro diagnóstico que integra a Dasa, atua na área de medicina diagnóstica e preventiva em Santa Catarina há mais de 45 anos. Referência entre os mais avançados laboratórios de patologia clínica do Brasil. Oferece mais de 2 mil exames, cerca de 20 tipos de vacinas e uma estrutura completa com mais de 30 unidades de atendimento (incluindo clínicas e hospitais) distribuídas pela Grande Florianópolis. Em 2017, a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, passou a fazer parte da sociedade do laboratório, junto com a família Zunino, que permanece à frente da empresa. Para mais informações acesse: sluzia.com.br.

A Dasa é líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina – atua no Brasil Argentina e Uruguai – e 5ª maior no mundo, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem e medicina genômica. A companhia conta com um time de mais de 25 mil colaboradores e 2 mil médicos, renomados no Brasil e no exterior, que atuam em uma rede robusta e capilarizada de cuidados com a saúde em todo o país.

 

--

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

“Segunda onda de coronavírus no Brasil deve ser semelhante ao que ocorreu nos EUA”, diz CEO de startup de Florianópolis

24.09.2020

“Segunda onda de coronavírus no Brasil deve ser semelhante ao que ocorreu nos EUA”, diz CEO de startup de Florianópolis

Outubro Rosa: ação voluntária beneficia mulheres mastectomizadas

23.09.2020

Outubro Rosa: ação voluntária beneficia mulheres mastectomizadas

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

16.09.2020

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.