fique por dentro de floripa

- Saúde - Laboratório Santa Luzia alerta para controle de doenças crônicas em meio à pandemia

20.03.2020

Laboratório Santa Luzia alerta para controle de doenças crônicas em meio à pandemia

20.03.2020
Laboratório Santa Luzia alerta para controle de doenças crônicas em meio à pandemia
Foto: Área técnica Santa Luzia - Norton José

Coleta domiciliar é alternativa para não deixar de fazer exames

A pandemia colocou em alerta o mundo todo para uma doença altamente contagiosa e desconhecida causada pelo coronavírus, mas as outras doenças continuam precisando de controle e seguimento. São casos de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer, entre outros. Segundo a diretora médica do Laboratório Santa Luzia, a médica patologista clínica, Annelise Corrêa Wengerkievicz Lopes, os pacientes não podem deixar de tomar suas medicações habituais e realizar os controles necessários. “As pessoas precisam lembrar que a pandemia não elimina outras doenças, e elas não devem interromper os cuidados que suas condições de base exigem, como por exemplo, o controle de glicemia e de uso de anticoagulantes orais.”

Como medidas para reduzir a circulação de pessoas nas unidades, o laboratório está postergando agendas que não sejam de urgência/ emergência ou tempo sensíveis, como por exemplo, espermograma e provas funcionais. Outros testes que exigem maior permanência no laboratório, mas precisam ser mantidos (como teste de sobrecarga oral a glicose em gestantes) estão sendo realizadas em menor número de pacientes para obedecer uma distância segura dentro da unidade. O Laboratório Santa Luzia também está procurando estabelecer parceria com alguns médicos para proporcionar coletas específicas no consultório, como, por exemplo, a pesquisa de estreptococos beta-hemolíticos do grupo B nas gestantes.

Muitos exames laboratoriais podem ser coletados em casa, por meio da coleta externa. “A coleta domiciliar é uma boa opção para seguir as orientações das autoridades locais e da Organização Mundial de Saúde. Nossas equipes são capacitadas para fazer as coletas em casa e resguardar os pacientes e a si mesmos contra o contágio pelo coronavírus”, explica a médica.

Exames para coronavírus
O Laboratório Médico Santa Luzia, assim como os demais laboratórios privados brasileiros no momento, está priorizando a realização dos testes moleculares para SARS-CoV2 em pacientes graves e internados. “É pública a informação de que os testes moleculares para este vírus, atualmente, exigem tecnologia disponível em poucos laboratórios do país, e a demanda exponencial impactou significativamente no tempo de resultado, o que prejudica a condução dos casos graves e hospitalares. Além disso, a matéria prima utilizada para estes testes vem sendo consumida rapidamente, levando os laboratórios a adotarem políticas de restrição de testagem para garantir o fornecimento de testes a hospitais”, explica a médica. Alguns testes vem sendo rapidamente aprovados pela Anvisa para o diagnóstico de coronavírus, e estão sendo devidamente avaliados e validados para utilização em rotina para garantir a qualidade e segurança dos resultados, mas em geral dependem de importação e não estão disponíveis para utilização imediata.

Serviço
Coleta externa e orientações sobre exames acesse sluzia.com.br ou (48) 3952-4200

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

16.09.2020

'Vivemos uma endemia de miopia', alerta Associação Catarinense de Oftalmologia

Academias Smart Fit de SC investem em medidas para barrar a disseminação do coronavírus

09.09.2020

Academias Smart Fit de SC investem em medidas para barrar a disseminação do coronavírus

Coronavírus em SC: Estado confirma 189.477 casos, 179.189 recuperados e 2.422 mortes por Covid-19

08.09.2020

Coronavírus em SC: Estado confirma 189.477 casos, 179.189 recuperados e 2.422 mortes por Covid-19

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.