spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Jurerê tem nova pousada para chamar de sua

TurismoJurerê tem nova pousada para chamar de sua
spot_img
spot_img

Compartilhe

Empresária Leninha Petry Makowiecky recepcionou convidados na noite da última quinta (17) para marcar o recomeço da Pousada dos Chás

Um pôr do sol lindo, uma noite agradável de quase verão e a presença de amigos de longa data marcaram a noite de inauguração da Nova Pousada dos Chás, em Jurerê. O hotel boutique da empresária Maria Helena Petry Makowiecky, a Leninha, está localizado onde antes ficava a Pousada das Pimentas, empreendimento “low cost” arrendado pela família. 

Foram sete meses de reformas e ampliações até a noite da inauguração. O local onde antes ficava a Pousada dos Chás foi demolido, e todo o projeto do novo empreendimento, comandado pelo arquiteto Marcos Fiuza, reutilizou muito da antiga pousada – desde os móveis e jogos de cama, passando pela madeira do deck, pelos caixilhos de portas e janelas até chegar nos interruptores das tomadas. As plantas também foram replantadas.

 “Eu queria muito que as pessoas se sentissem em casa quando chegassem aqui e este sentimento já vejo nas pessoas que já estiveram aqui. Tudo foi reaproveitado, o que contribuiu com a sustentabilidade e, de quebra, preservou a memória afetiva de um local que por quase 20 anos fez muita gente feliz”, ressalta Leninha.

Na noite desta quinta (17), Leninha aproveitou um momento em que cantou para os presentes para agradecer a presença e o apoio nesta nova fase da vida. “Meu muito obrigada a cada um de vocês que está aqui. Obrigada pelo apoio de sempre. Eu estou muito feliz com mais este empreendimento e não seria feliz sem os meus hóspedes. É muito cedo para me aposentar”, comemora ela, que em março deste ano se despediu dos últimos hóspedes no antigo endereço – o terreno onde ficava a pousada foi vendido porque estava rodeado de prédios.

Sobre a Nova Pousada dos Chás

A Nova Pousada dos Chás tem nove quartos, delicadamente decorados com nomes e cores de chás, travesseiros de penas de ganso, toalhas, lençóis e edredons de 300 e de 600 fios da Trussardi, além de sabonetes e loções especiais. Os hóspedes já começaram a ser recepcionados.

O tradicional chá das cinco da Pousada dos Chás – para hóspedes e para o público – voltará a ser servido inicialmente às sextas e sábados, das 17h às 19 horas. O espaço servirá café da manhã aos sábados também aberto ao público. “Esta é uma ótima opção para quem mora ou está de passagem em Jurerê”, explica.

Para o próximo ano, há projeto de um bistrô e de evento de harmonização de vinhos. A Nova Pousada dos Chás tem ainda espaço para eventos para até 100 pessoas, além de ambiente para a reunião de pequenas confrarias. O local dispõe ainda de cozinha industrial e de cozinha gourmet. No dia 31 de dezembro, o Chápanhe, das 17h às 19 horas, abrirá as comemorações de Réveillon dos hóspedes. 

Livro com trajetória da pousada e de Jurerê

Há pouco menos de dois anos, Leninha, reconhecida pelo trade turístico pelo trabalho à frente da Pousada dos Chás, lançou um livro no qual conta a trajetória do hotel boutique e da história de Jurerê e das curiosidades que envolvem a compra do terreno no Norte da Ilha, dos primeiros moradores até a expansão que transformaram o bairro em um dos balneários mais frequentados de Santa Catarina.

A relação dela com o bairro de Jurerê começou em 1956. Ela é filha de Annito Petry, empreendedor que juntamente com os amigos Julio Teixeira e Aderbal Ramos da Silva, anos mais tarde eleito governador do Estado, compraram mais de 6 milhões de metros quadrados de terra, justamente onde fica o bairro. Parte da renda arrecadada com a venda do livro foi revertida à Associação de Desenvolvimento Comunitário (Adecom) e utilizada em melhorias no bairro de Jurerê.