Dupla da Bahia (foto) levou o título em Florianópolis. Veleiros da Ilha colocou três duplas no top-5 – Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action
Florianópolis (SC) – 29 de janeiro de 2023 – Terminou neste sábado (28), o 73º Campeonato Brasileiro de Snipe com a dupla baiana Juliana Duque e Rafael Martins comemorando o bicampeonato da competição. Realizada na raia de Jurerê, em Florianópolis (SC), o evento contou com nove regatas em cinco dias de condições perfeitas. A flotilha da casa brilhou com ótimos resultados, incluindo o vice-campeonato de Anderson Candemil e José Irineu, além de outras duas duplas no top-5.
Como previsto, o evento foi definindo na última regata da programação. Empatados em pontos até a nona regata, as duplas da Bahia e Santa Catarina protagonizaram um duelo emocionante. Juliana e Rafael levaram pequena vantagem até o fim da regata e cruzaram na frente de Anderson e José. Com um 2º lugar contra um 7º dos catarinenses, os atuais campeões puderam comemorar mais um título.
“Jurerê é uma raia incrível e que nos traz boas lembranças. Já havíamos conquistado a vaga para o Pan-Americano de Lima competindo aqui e agora saímos com o bicampeonato. Nós nos dedicamos muito e o resultado veio. Estou muito feliz por vencer mais uma vez”, disse Juliana, timoneira da dupla baiana.
Anderson Candemil e José Irineu finalizaram a competição com cinco pontos a mais do que a dupla da Bahia e também comemoraram muito o vice-campeonato. “Foi uma semana muito boa. Velejamos muito bem. O José fez um excelente trabalho e a nossa parceria funcionou muito bem. Fico muito contente pelo resultado”, disse Anderson Candemil.
Vencedores da última regata, Alexandre Paradeda e Lucas Mazim terminaram na terceira posição, com mais uma equipe formada por um atleta do Veleiros da Ilha subindo ao pódio. Felipe Rondina e Andrey Godoy (DF) finalizaram em quarto lugar e os catarinenses Matheus Dellagnelo e Alexandre Niederauer, também do ICSC, completaram o top-5.
Ao término do campeonato, o Veleiros da Ilha as demais duplas do Veleiros da Ilha fecharam a competição nas seguintes posições: Daniel Matos e Francisco Bittar (14º), Felipe Linhares e Andreis Castro (16º), Henrique Back e Jacqueline Back (17º), Bernardo Luz e Liana Fragoso (21º), Christian Franzen e Maj Borgen (38º), Eduardo Beirão e Paulo Beirão (43º), Davi Neves e Ivo Scampini (44º), Paulo Linhares Neto e Gustavo Mesquita (55º), Manuella Moreira e Ian Franzen (57º), Dionisio Durieux e Ivan Berticelli (62º), Jonas Chorociejus e Gisele Chorociejus (68º) e Paola Prada e Giovana Simas (70º).
Campeonato de alto nível técnico:
Com quase 80 embarcações na raia, a competição em Jurerê contou com alto nível técnico. Campeões mundiais, medalhistas pan-americanos e diversos atletas olímpicos prestigiaram o evento. “O Campeonato Brasileiro de Snipe foi um sucesso. Tivemos das clássicos de Jurerê, com vento nordeste e tempo muito bom. Nossa flotilha está de parabéns. Colocamos quinze duplas na raia e tivemos três atletas no top-5, algo inédito para nós. O Veleiros da Ilha está sempre de portas abertas para receber os velejadores de todo país”, ressaltou o Comodoro Luiz Fernando Beltrão.
Quem também ficou muito satisfeito com o que viu em Florianópolis foi o presidente da Confederação Brasileira de Vela, Marco Aurélio de Sá. “Florianópolis é um dos locais mais requisitados para competições. A estrutura e a raia do Iate Clube de Santa Catarina são excelentes. Importante lembrar que este é um ano importante para a classe Snipe, pois é ano de Jogos Pan-Americanos. Vimos uma competição com muitos atletas, mesclando experiência e juventude. Um grande campeonato”, encerrou.