Com o objetivo de testar os desafios que vão encarar no mercado profissional, como inovação, trabalho em equipe, além de resiliência de modo geral, o programa Jovem Programador, uma parceria do Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) com o Senac SC, vai realizar um Hackathon virtual, de 11 a 18 de dezembro, em 13 cidades de Santa Catarina. Durante uma semana de imersão, os inscritos vão ter que solucionar problemas, com o apoio de mentores das empresas apoiadoras.
São oito eixos (áreas) onde os jovens atuarão na resolução dos problemas, que foram desenvolvidos por analistas do Senac SC: Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção, Cultura e Design; Segurança; Produção Alimentícia e Educação. Todas as áreas têm a expertise do Senac SC.
A abertura do Hackathon ocorre por meio virtual, neste sábado (11) a partir das 9h, com a palestra do professor Gabriel de Borba, que falará dos desafios do profissional do futuro. O YouTube do Senac SC fará a transmissão, que será aberta ao público em geral. Na sequência, ocorrem as oficinas preparatórias e durante a próxima semana a construção da solução, com o apoio dos mentores. “Nós temos mais de 60 mentores que estarão on-line, à disposição para serem chamados, tirarem dúvidas, orientar os trabalhos” afirmou Márcio Amaral, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Joinville.
Os dois melhores de cada eixo farão a apresentação final no próximo dia 18 de dezembro, que também será aberta ao público de modo on-line. Além do aprendizado absorvido, o Hackathon premiará as três melhores equipes com tablets, assistentes virtuais e equipamentos de informática. Além disso, em cada cidade participante, os grupos que forem mais assíduos, ou seja, participaram das oficinas, cumprirem os prazos, também serão reconhecidos.
Para os idealizadores do Jovem Programador, um Hackathon ao fim de um semestre de aulas é uma oportunidade para os estudantes se defrontarem com um desafio que será muito semelhante aos que encontrarão durante a carreira. “Jovens que se formam no Programa Jovem Programador estão diante de uma nova profissão, de um modo de pensar diferenciado, de serem mestres de máquinas, de desenvolverem algoritmos que podem mudar a vida de pessoas. E nada melhor para desafiar suas habilidades criativas como um Hackathon”, enfatizou Carlos José Pereira, diretor do Seprosc e presidente da comissão idealizadora do Programa Jovem Programador.
Jovem Programador
O Jovem Programador foi criado no início de 2021 e tem como objetivo qualificar jovens de baixa renda, que estejam cursando a partir do primeiro ano do Ensino Médio, para a área de programação de computadores, para atuarem nas empresas do Estado de Santa Catarina. Cerca de 400 jovens estão sendo beneficiados na primeira edição. Ao todo, são mais de 440 horas-aulas para a formação de programadores, divididas em três fases, com previsão de término no fim do primeiro semestre de 2022.
O Jovem Programador é uma iniciativa do Seprosc, em parceria com o Senac SC, responsável pela área de ensino, com apoio do Seinflo (Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis), Communitech (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e Fecam (Federação Catarinense de Municípios).
Serviço:
Hackathon Jovem Programador
Quando: 11 a 18/12
Quem pode participar: Matriculados do Jovem Programador
Abertura: http://senac.sc/c1id8H
Encerramento http://senac.sc/3yxs98
Outras informações: https://www.jovemprogramador.com.br/hackathon/