O jornalista Paulo Markun reúne história, teatro e jornalismo nesta quinta-feira, 7, no Centro Integrado de Cultura (CIC), às 19h30. No espetáculo, o jornalista entrevista Anita Garibaldi, interpretada pela atriz Lucienne Guedes. A entrada é gratuita.
Durante a entrevista, o público poderá formular perguntas à personagem. Segundo Markun, a intenção é mostrar um pouco mais sobre a trajetória de personagens importantes que fizeram parte do Brasil e não são bem abordados pelos livros.
Atualmente o jornalista dedica-se a projetos de biografias de grandes nomes da história e às gravações do programa Retrovisor, que vai estrear em 2014, no Canal Brasil. Segundo Markun, o programa apresenta figuras que tiveram destaque na história do Brasil de uma maneira atraente. A ideia é mostrar esses personagens como seres humanos reais”.
A iniciativa faz parte do projeto Retrovisor idealizado e desenvolvido por Markun, diretor da Revanche Produções, e que se transformará numa série de TV para o Canal Brasil, em DVDs educativos, livro e eventos presenciais. Trata-se de um talk show histórico que ocupa o território entre a realidade e a ficção, onde atores e atrizes, devidamente caracterizados interpretam personagens importantes de nossa história, respondendo às perguntas do apresentador e do público, a partir de uma pesquisa histórica detalhada.
No caso de Anita Garibaldi, a interpretação está por conta de Lucienne Guedes, dramaturga, diretora e atriz formada pela ECA-USP, fundadora do grupo Teatro da Vertigem, coordenadora da Escola Livre de Teatro, em Santo André e integrante da Cia. dos Dramaturgos, onde desenvolve o projeto Escrita Aberta.
“O ‘Retrovisor’ apresenta figuras que tiveram destaque na história do Brasil de uma maneira atraente. A ideia é mostrar esses personagens como seres humanos reais”, diz o jornalista. Markun afirma que não há um critério específico para a escolha das personagens e que a intenção é atingir uma diversidade de abordagens. “O objetivo é buscar figuras em momentos críticos da sua vida ou do país, o que supostamente faz com que a entrevista seja mais quente”, explica.
Paulo Markun, idealizador e apresentador do projeto, é documentarista, escritor e jornalista há 42 anos. Fundou e dirigiu vários veículos de comunicação – Jornal do Povo, Pasquim São Paulo, Jornal do Norte, revista Imprensa, Radar e Deadline – presidiu a Fundação Padre Anchieta e apresentou por dez anos o programa Roda Viva, entre outras atividades. Markun vive em Florianópolis desde 1998.