O jornalista Paulo Roberto Santhias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lança o livro "Iasc, 80 anos – Memórias, fatos e relatos da história da advocacia catarinense", nesta segunda-feira. A obra trata do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc) e a cerimônia iniciará às 19h30, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Santa Catarina (OAB/SC), no Bairro Agronômica, em Florianópolis.
Santhias, que é coordenador-geral da Rádio Udesc FM Florianópolis, destaca que a produção da obra levou cerca de um ano e envolveu diversas pesquisas no acervo de jornais da Biblioteca Pública de Santa Catarina.
Com publicação pela Editora Conceito, a obra tem tiragem inicial de mil exemplares, que serão distribuídos para universidades, bibliotecas públicas e os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
Além do lançamento, haverá a aula magna da Especialização em Direito Educacional das Faculdades Itecne, com a coordenadora Ângela Christiane de Mendonça, que falará sobre os conflitos provocados pela rotina diária da administração escolar e suas soluções.
Atuação do Iasc
Fundado em 1º de novembro de 1931, o Iasc está ligado ao Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e atua em frentes como defesa da ordem jurídica, luta pela democracia e pelos direitos individuais, sociais, coletivos e difusos e incentivo ao desenvolvimento da cultura jurídica.
Já a OAB, que foi criada pelo IAB, é responsável por promover a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados.
Entre as realizações do Iasc e de seus membros, estão a fundação da primeira faculdade de Direito do Estado, hoje ligada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o estabelecimento da seccional da OAB no Estado e o aprimoramento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).