spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Jornada Minatech abre inscrições gratuitas para meninas de SC que querem seguir carreira em áreas técnicas

TecnologiaJornada Minatech abre inscrições gratuitas para meninas de SC que querem seguir...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Programa organizado pelas ONGs Corali e Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Florianópolis inicia com aulas preparatórias para o Enem e vestibular para jovens no ensino médio

O programa Jornada Minatech, voltado a incentivar jovens mulheres a ingressarem em profissões de áreas técnicas, como engenharia, está com inscrições abertas. O projeto inicia em 2 de agosto com aulas gratuitas para meninas que estejam cursando o ensino médio em Santa Catarina. As inscrições estão abertas em https://bit.ly/inscricao-minatech. O programa é organizado pelas ONGs Corali e Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Florianópolis e conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). 

Em setembro e outubro, a jornada ganha mais ações e poderá ter a participação de meninas a partir do 9o ano do ensino fundamental, com encontros online, rodas de conversa, oficinas, realização de dinâmicas, palestras com profissionais, além de trazer conteúdos sobre técnicas de estudo, ansiedade, o poder das mulheres e outros que visam fortalecer o dia a dia do estudo. A Jornada Minatech ocorrerá nos dias 11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro de 2021. 

De acordo com Tatiana Takimoto, presidente da Corali, o Minatech surgiu com o propósito de inspirar a inclusão de mais mulheres em profissões de áreas técnicas e promover mais diversidade no setor. “O mais importante é fazer com que as meninas conheçam as profissões e acreditem que possam exercê-las como qualquer outra pessoa. A ideia de que mulheres não possuem habilidades para as carreiras tecnológicas é arcaica, fruto de uma construção social onde nos tornamos minoria neste setor. No entanto, essas profissões independem do gênero e as mulheres podem sim, exercê-las com maestria”, afirma Tatiana. A ONG atua na inclusão no mercado de trabalho de tecnologia e empreendedorismo. 

As mulheres representam 25% da força de trabalho em áreas como tecnologia, engenharia e matemática no mundo, de acordo com o relatório Unlocking Women’s Leadership Through STEM Skills Programmes, do Boston Consulting Group, em parceria com o Fórum das Mulheres para a Economia e Sociedade. Entre os cargos de liderança, apenas 9% ocupam funções de CEOs nas mesmas áreas. 

Saiba mais: @minatech.brasil, @corali_org e @florianopolis.esf 

Contato: minatech.floripa@gmail.com

Foto: Minatech Divulgação