spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

Jogos da Diversidade unem atletas contra o preconceito

EventosJogos da Diversidade unem atletas contra o preconceito
spot_img
spot_img

Compartilhe

As pessoas interessadas em participar do 4º Floripa Diversity Games, os Jogos da Diversidade, que acontecem amanhã (5/09), em Florianópolis, podem se inscrever no local do evento até as 9h30. As competições são abertas a homossexuais e heterossexuais simpatizantes ao movimento GLBTS (gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes). A programação integra a Semana da Diversidade, organizada pela Associação de Empreendedores GLBTS de Santa Catarina (AEGLBTS).

Os Jogos da Diversidade serão realizados das 10h às 17h, no Centro de Educação Física da Udesc (CEFID/UDESC), em Coqueiros, abrangendo cinco modalidades esportivas, entre coletivas e individuais. Nos esportes de grupo serão realizadas disputas de futebol 7 society, futsal e vôlei. Já nas categorias individuais, o evento terá competições de tênis de mesa e atletismo.

As inscrições podem ser feitas no local das competições, mediante doação de 5kg de alimentos não perecíveis ou um pacote de fraldas geriátricas. As doações serão encaminhadas ao Asilo Irmão Joaquim, que atende idosos em situação de risco e abandono. A iniciativa tem apoio de estudantes e professores de educação física da instituição, que atuam como voluntários, além das empresas Massa Viva, Carioca Sports, Óticas Rio Branco e Comitê Desportivo GLBT Brasileiro – CDG Brasil.

Nos Jogos da Diversidade todos os participantes são vencedores e ganham medalhas. O objetivo da promoção é proporcionar a integração entre heterossexuais e homossexuais, num contexto de inclusão social e desmistificação da homofobia. Independente da modalidade, o que vai estar em jogo é a capacidade das pessoas de respeitar as diferenças para que a sociedade busque uma convivência mais pacífica e ao mesmo tempo pratiquem um ato de solidariedade.

O começo

Uma das grandes conquistas do segmento GLTB ocorreu em 1980, quando o decatleta olímpico, Tom Wadell, liderou um grupo de moradores de São Francisco-Califórnia, nos Estados Unidos, para conceber os jogos que viriam a ser conhecidos mundialmente como os Gay Games. Wadell pretendia realizar um evento esportivo cuja filosofia era de participação, inclusão e superação, não apenas física, mas também dos preconceitos. A idéia foi posteriormente adotada pela Associação Artística e Esportiva de São Francisco (SFAA), que deu o apoio logístico e o suporte aos primeiros Gay Games da história americana.

Tom Wadell não viveu para comemorar a vitória nessa batalha – morreu vítima da Aids em 1987. Mas, graças a ele, e através do esporte, o mundo está começando a aceitar que é possível superar as diferenças, inclusive de orientação sexual. Hoje, existem os Gay Games e os Out Games, competições que são realizadas periodicamente, abrangendo cerca de 30 modalidades esportivas, em que participam atletas olímpicos e campeões mundiais de alto rendimento, bem como iniciantes sem muitas habilidades técnicas, sem discriminação de orientação sexual.

Serviço:

O Quê: 4º Floripa Diversity Games – Jogos da Diversidade

Quando: sábado (5/09) – das 10h às 17h

Local: Centro de Educação Física da Udesc (Cefid), em Coqueiros

Inscrições: No local do evento até meia hora antes das competições, mediante doação de 5kg de alimentos não perecíveis ou um pacote de fraldas geriátricas – materiais que serão doados ao Asilo Irmão Joaquim

Modalidades: Tênis de mesa e atletismo (individuais)
Futebol 7 Society, vôlei e futsal (coletivos)

Contatos: Dulcimar Antônio Grando (Pipoca) / 9119-2656
Organizador do Floripa Diversity Games