A jornalista, professora e escritora Jeana Laura da Cunha Santos foi a vencedora do Concurso de Crônicas Maura de Senna Pereira, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 15, pelo diretor executivo Fábio Lopes, que aproveitou para anunciar que o próximo concurso será de poesia e homenageará o poeta Cruz e Sousa. As informaçõs são da Agecom.
O livro de crônicas ‘’Saudades de Florianópolis’’, do jornalista Felipe Lenhart, editor do DeOlhoNaIlha, recebeu menção honrosa da comissão julgadora. “Tempo e Vida” ,de Kátia Farret Struck M. de Lima, também recebeu menção honrosa.
O livro "Crônicas das cidades partidas", de Jeana Laura da Cunha, será publicado ainda este ano pela editora universitária e terá uma tiragem de 300 exemplares.
A Comissão que avaliou as 12 crônicas inscritas foi formada por Carlos Alberto Gianotti, Mario Pereira e Clélia Mello. Segundo a ata assinada pela professora Clélia, presidente da comissão, Crônicas das cidades partidas “foi eleita a melhor coletânea por escapar do mero entretenimento ao deslizar para temas subjetivos e mesmo líricos”.
Na opinião dos avaliadores, são “crônicas escritas sob a ruptura,algumas com entrecho previsível, nas quais a narradora expõe de forma delicada estados de sentir, perdas de si”. Jeana publicou em 2000, pela Coleção Geral da EdUFSC, o livro A estética da melancolia em Clarice Lispector, resultado de sua dissertação de mestrado. A autora é natural de Santa Cruz do Sul (RS), formada em Jornalismo pela UFSC e moradora de Florianópolis.
O concurso de crônicas faz um tributo a um dos grandes nomes da literatura de Santa Catarina. Maura de Senna Pereira, nascida em Florianópolis recebeu reconhecimento ela crítica literária no Rio de Janeiro, onde faleceu aos 88 anos. “Faz-se justiça a alguém que não havia sido reconhecida, na época, sua terra natal”, assinalou Fábio Lopes.