Congresso mundial ocorrerá em Florianópolis em maio de 2009
“Fantástico” foi a expressão usada pelo jornalista Giuseppe Aloe, diretor do jornal-revista Quotidiano Travel, uma das principais publicações especializadas em turismo da Itália, ao saber da decisão do Conselho Mundial de Turismo e Viagem de realizar em SC a sua reunião anual, em maio de 2009.
Os encontros do WTTC, segundo revelou, são aqueles que garantem maior promoção do turismo nas cidades-sede e os que reúnem os principais investidores e segmentos ligados ao setor globalmente.
A manifestação aconteceu durante encontro dos jornalistas que integram a missão catarinense em visita à Itália esta semana, na sede da revista.
O jornalista Alberto Caspani, que esteve em Florianópolis em dezembro do ano passado, por ocasião do 2º Congresso Ítalo-Brasileiro de Imprensa, também esteve na reunião. Ele anunciou que a última edição da revista está publicando uma reportagem especial sobre o Brasil, destacando as belezas naturais e o patrimônio histórico de vários estados, com destaque para Santa Catarina.
Intitulada Um País a Descobrir, a matéria de seis páginas relaciona os pontos turísticos principais do Brasil, citando a Pousada de Ponta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, como uma das melhores do país em ecoturismo e turismo de praia, e o Costão do Santinho Resort como um dos mais premiados, e dá ênfase à qualidade da água e às belezas das praias do Litoral catarinense. Analisa, finalmente, as possibilidades de desenvolvimento do turismo de negócios.
Comitê catarinense seguiu para Veneza
O diretor Giuseppe Aloe destacou que o turismo mundial conta com duas organizações de grande prestígio e credibilidade: o WTTC e a Organização Mundial do Turismo (WTO). Enquanto esta tem atribuições mais voltadas para aspectos educativos e profissionais, o WTTC se projeta por englobar os homens de negócios, os principais investidores e a definição das políticas e os melhores empreendimentos nos principais destinos turísticos do mundo.
Aloe anunciou que seus representantes estarão em Florianópolis no próximo ano para fazer a cobertura do evento.
A comitiva catarinense começou o seu roteiro em Milão, onde visitou a Organização dos Jornalistas da Lombardia, iniciando um novo projeto de intercâmbio profissional e cultural. Seguiu então para Veneza, onde ocorrerão vários eventos.
(Moacir Pereira, DC, 20/11/2008)