Valor será distribuído entre as 6 provas do circuito no país pelos próximos 5 anos. Parceria pretende ainda fomentar a inclusão de novos competidores.
Foto: Fábio Falconi/Unlimited Sports
A Unlimited Sports, responsável pela gestão do IRONMAN no Brasil, e o Instituto Arjon, uma organização dedicada ao desenvolvimento do esporte e à inclusão social, firmaram uma parceria inédita que trará novos patamares ao triatlo brasileiro. A iniciativa, anunciada na manhã desta terça (26), na sede da Unlimited Sports, une recursos financeiros, estrutura de treinamento e estratégias de impacto social e ambiental, destacando o comprometimento da marca com a comunidade esportiva brasileira.
Para atrair atletas de elite e incentivar o crescimento do esporte no Brasil, o Instituto Arjon destinará 850 mil reais por ano, durante os próximos 5 anos, exclusivamente para premiação de atletas profissionais nas 6 provas do circuito, um impacto de cerca de 4,5 milhões de reais. Com essa iniciativa, o IRONMAN Brasil se posiciona entre as maiores competições internacionais do calendário, promovendo o aumento da competitividade e a consolidação do triatlo no país.
Além da premiação, a parceria lançará, em dezembro, um plano de cinco anos focado no apoio contínuo aos atletas, com oportunidades de capacitação e desenvolvimento para que eles possam crescer na carreira esportiva.
“Queremos que o IRONMAN no Brasil seja mais do que uma prova — que ele seja um movimento de inclusão e desenvolvimento para todos que amam o esporte. O apoio do Instituto Arjon nos permite construir esse legado, com um olhar tanto para atletas profissionais quanto para os que estão começando”, comenta Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports.
O Centro de Treinamento Arjon (CTA), localizado no distrito de Maracujá, em Ouro Preto–MG, será oficialmente reconhecido como espaço de treinamento IRONMAN Brasil, recebendo a chancela para realizar camps e treinos abertos a atletas de todos os níveis. Localizado em uma área com condições ideais para a prática de triatlo, o CTA oferecerá provas e eventos curtos voltados a iniciantes, permitindo que novos atletas experimentem a sensação de competir em uma prova IRONMAN em um ambiente seguro e inclusivo.
“A união com o IRONMAN é uma grande oportunidade para ampliarmos nosso apoio aos atletas e levarmos esse esporte que é fascinante e desafiador a novos públicos no Brasil”, afirma João Guilherme Porto, presidente do Instituto Arjon.
Além da capacitação técnica e financeira, o instituto também se tornará o braço social do IRONMAN no Brasil. Em todas as provas, o Instituto marcará presença dentro do IRONMAN Village, com ações que reforçam o impacto positivo do esporte e promovem práticas de responsabilidade social e ambiental.
Presença ilustres
O evento que marcou o lançamento da parceria reuniu autoridades, como o presidente do COB, Marco La Porta, e feras da modalidade das últimas décadas. Entre eles, nada menos que os campeões de etapas do IRONMAN no país, como Fernanda Keller, Armando Barcellos, Igor Amorelli, Guilherme Manocchio, Fábio Carvalho, Santiago Ascenço, Reinaldo Colucci, os atletas olímpicos Vittória Lopes e Manoel Messias, e destaques como Luis Ohde, Fernando Toldi, André Lopes, Rachel Olson, entre outros.
O triatleta Thiago Vinhal, um dos responsáveis pela viabilização da parceria, destacou que o projeto é a realização de um sonho. “Vem do coração e estava doendo ver os profissionais de fora. Quando percebi que poderia fazer esse elo, entreguei nas mãos de Deus e deu tudo certo. Isso vai incentivar a todos e contribuir para o crescimento do esporte”, destacou.
Atual bicampeão do IRONMAN Brasil de Florianópolis, Reinaldo Colucci elogiou a iniciativa. “Trata-se de uma mudança de página no cenário dos profissionais. Sabemos que a maior dificuldade tem sido a continuidade das provas e esse projeto de cinco anos dá um novo alento e tem tudo para revelar novos valores para o país”, afirmou.