spot_imgspot_img
Florianópolis, 2 janeiro 2025
spot_imgspot_img

Irmandade Senhor Jesus dos Passos será homenageada em Brasília

GeralIrmandade Senhor Jesus dos Passos será homenageada em Brasília
spot_img

OAB/SC tem novo presidente: Juliano Mandelli assume o cargo

Advogado de Balneário Camboriú, ele sucederá Cláudia Prudêncio para...

ACIF prestigia cerimônia de posse do prefeito e vereadores de Florianópolis

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) marcou presença na...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Câmara dos Deputados, em Brasília, fará na próxima terça-feira, 7, às 10h, uma sessão em homenagem ao aniversário de 250 anos de fundação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e ao centenário da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). A convocação foi feita pelo deputado Esperidião Amin (PP/SC) e, na ocasião, a Irmandade será representada pelo provedor em exercício, Luiz Mário Machado. A realização de sessão solene é a maior honraria oferecida pela Câmara.

 A Irmandade do Senhor Jesus Passos foi fundada no dia 1 de janeiro de 1765, com o objetivo de desenvolver o culto ao Senhor Jesus dos Passos e ser guardiã de sua imagem – que segundo a história oficial, seguia rumo a cidade de Rio Grande (RS) quando em 1764, atracou em Santa Catarina (por uma vontade divina, segundo os católicos da Ilha).

 Mais tarde, em julho de 1782, a Irmandade iniciou a prática de obras de misericórdia e passou a prestar assistência aos doentes pobres e desvalidos, fornecendo alimentação e cuidados médicos com o auxílio do Irmão Antônio da Silva Gomes. Foi neste período que surgiu a instituição da “Caridade dos Pobres”, marco inicial para a implantação de um hospital (atualmente o Imperial Hospital de Caridade) com assistência médico hospitalar, e a Irmandade assumiu o trabalho de ajudar as pessoas que chegavam a Ilha do Desterro e não tinham um lugar para onde ir.

 Atualmente, a Irmandade tem como provedor em exercício o Sr. Luiz Mário Machado e é mantenedora e responsável pela administração, manutenção e zelo do Imperial Hospital de Caridade, da Capela Menino Deus, do Cemitério, de todos os seus bens móveis, imóveis e demais atividades religiosas – com destaque para as festividades relacionadas à Procissão do Senhor dos Passos.